
Mais um sonho que começa a se tornar realidade na oncologia da Paraíba. Na tarde desta sexta-feira (25), foi lançada a Pedra Fundamental, para início das obras, do Centro Oncológico do Hospital Napoleão Laureano de Serra Branca. Essa construção é um fato histórico, sobretudo para amenizar o sofrimento e encurtar a distância no tratamento das pessoas que lutam contra o câncer e que moram no interior do estado.
De acordo com o presidente da Fundação Napoleão Laureano, a chegada do centro oncológico HNL na região é um momento muito importante não só para o hospital, mas para todos que conhecem de perto o sofrimento que é viajar horas para combater o câncer. “Estamos muito felizes, por vermos mais esse sonho se concretizando, poder levar o Laureano para mais perto dos que mais precisam é algo indescritível! Agora, os pacientes do SUS poderão receber atendimento perto de seus familiares, sem precisar pegar estrada até a Capital parainana”, celebra Marcelo Lucena.
Para a costureira Nathalia Raquel dos Santos, que já teve câncer no sistema linfático, a chegada do Laureano em Serra Branca é diminuir sofrimento de quem passar horas ba estrada para lutar contra a doença. “O tratamento ja é ruim e a viagem até João Pessoa piora ainda mais. Eu saía daqui 4h da madrugada e a reação da quimioterapia começava no meio da estrada, esse deslocamento torna tudo mais difícil… e ver esse hospital sendo construído aqui enche meus olhos de lágrimas. Ter o Laureano aqui é a maior conquista que Serra Branca já teve. Não vejo a hora de ficar desse hospital ficar pronto para eu ser voluntária e ajudar como eu fui ajudada”, relata a ex-paciente oncológica.
A chegada do hospital Laureano à região do Cariri paraibano é uma iniciativa do empresário Ernildo Júnior, que se solidarizou com a causa e é o principal responsável por toda a construção do prédio. O terreno foi uma doação de outro empresário serrabranquense, Mazinho Gaudêncio. A obra que também conta com o apoio das prefeituras municipais das cidades vizinhas como Coxiola, Cordeiros, Parari, São João do Cariri, Caraúbas, São Domingos do Cariri, Ouro Velho e Livramento que não mediram esforços para ajudar na terraplanagem do terreno.
Segundo o prefeito de Serra Branca, Alexandre Marques, o Centro Oncológico do ‘Laureano do Cariri’ é a realização de um sonho que vai beneficiar não só os pacientes oncológicos do município, mas também milhares de 21 cidades da região. “Só quem luta contra o câncer sabe a dificuldade de ter que viajar centenas de quilômetros para uma consulta com um oncologista. Então, ver esse hospital sendo construído aqui em nossa cidade é o melhor presente que o povo de Serra Branca poderia ganhar nesses seus 66 anos de emancipação política”, comemora o prefeito.
O Hospital Napoleão Laureano, que é referência em oncologia na Paraíba há mais de 63 anos, vem descentralizando seus atendimentos. Além dessa unidade de Serra Branca, já está sendo finalizada o Centro Oncológico HNL de Cajazeiras e o de Sousa, no Sertão paraibano. Nesses centros oncológicos do HNL serão realizados consultas oncológicas ambulatoriais, quimioterapias e pequenas cirurgias.


