O prefeito Luciano Cartaxo abriu oficialmente, na manhã desta terça-feira (4), o ano letivo da Rede Municipal de Ensino. No total, 52 mil alunos voltarão às aulas a partir desta quarta-feira (5), nas 95 escolas geridas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação. O evento de abertura reuniu cerca de 3.500 profissionais da educação no Espaço Gospel, na Avenida Rui Carneiro, onde puderam acompanhar uma palestra da professora Maria do Rosário Peixoto, da Pontífice Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP).
“Em pouco mais de um ano conquistamos grandes avanços na educação, como a concessão de passe livre e o andamento da construção de 11 novos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) em nossa Capital, que chegarão a 44 em quatro anos”, listou o prefeito Luciano Cartaxo. “Mas temos a compreensão de que, sem a valorização do professor, nada disso possui valor. Que, a partir de amanhã, vocês entrem em sala de aula com o coração aberto e pronto para receber as crianças e cumprir essa missão que lhes foi dada. A educação se faz com investimentos, mas principalmente com muito amor”, complementou.
Para o secretário municipal da Educação, Luiz Souza Júnior, o início de um novo ano letivo representa um grande desafio, tanto para os profissionais quanto para as crianças. “Notamos as suas dificuldades, suas limitações e os problemas que precisam enfrentar. Mas ao final do ano também podemos notar o quanto elas se desenvolveram e percebemos que também somos responsáveis por moldar estas crianças. Hoje queremos fazer um chamado para compreendermos estes desafios, mas temos a confiança de que não há neste estado uma rede de professores mais capaz do que a nossa”, declarou.