Mudanças são parte do estilo de Ricardo Coutinho

O secretário Nonato Bandeira disse, ontem, que as constantes mudanças na estrutura da administração estadual fazem parte do estilo de administrar do governador Ricardo Coutinho, e explicou que o objetivo dessas novas mudanças na equipe de governo é ajustar a máquina ao ritmo da administração, assim como ajustar a bancada de apoio ao governo, também, na Assembleia Legislativa.

Nonato destacou a necessidade de reconhecer os avanços e os problemas na máquina administrativa e de ter humildade para detectar o que precisa melhorar e funcionar com mais rapidez, para ajustar a máquina administrativa aos anseios da população e aos compromissos assumidos pelo governador. “A Paraíba tem pressa, e nós temos muito o que fazer”, frisou.

As modificações na administração estadual vêm ocorrendo desde os primeiros meses de gestão, com substituições que atingiram mais profundamente Secretarias como a de Educação, onde o professor Fernando Abath entregou o cargo e foi substituído por Afonso Scocuglia; a de Saúde, onde o cardiologista Mário Toscano entregou o cargo e foi substituído por Waldson Souza; e a de Administração Penitenciária, de onde saiu José Alves Formiga para a entrada de Harrison Targino; e ainda a Defensoria Pública Geral do Estado, onde o cargo antes preenchido por Otávio Araújo é ocupado, hoje, por Vanildo Oliveira Brito.

Walter Aguiar, que deixa a Secretaria do governo para assumir a Secretaria Executiva do Turismo, declarou, ontem, que está no projeto de Ricardo Coutinho para a Paraíba desde a campanha, de 2010, e, como é um dos responsáveis pela elaboração do programa de governo, conhece todas as áreas do projeto, portanto pode atuar em qualquer uma delas.

“Não importa em qual espaço nós vamos contribuir com o projeto de mudanças do governador, o que interessa é promover as políticas e as melhorias para a população paraibana”, disse, destacando a necessidade de se priorizar o setor do turismo na Paraíba. Aguiar deu a declaração na tarde de ontem, antes de embarcar para São Paulo, onde participará de um encontro com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) daquele Estado.

O secretário Nonato Bandeira revelou que a escolha do novo líder do governo na Assembleia Legislativa vai obedecer a alguns critérios, como a “apropriação do que o governo está fazendo, a defesa do projeto, o trânsito com os deputados, tanto de situação quanto de oposição, o bom relacionamento com a imprensa, com a sociedade, com os movimentos sociais e com a mesa diretora da Assembleia”, sem falar na agilidade de articulação nas demandas com a classe política,  incluindo prefeitos.
De acordo com Nonato, o governo do Estado pretende conquistar uma boa aceitação ante a população paraibana, inclusive com vistas às eleições de 2012, em função da “radicalização” por parte da oposição. “Já que a oposição está querendo estadualizar a eleição municipal, nós vamos aceitar o desafio”, disse.