Aline Lins
Mais um ano, o ‘pires’ começou a ser estendido. ‘O Desequilíbrio Federativo e a Crise nos Municípios’ é o tema da edição da Marcha dos Prefeitos a Brasília que começa hoje, tendo na educação e saúde os carros chefes das reivindicações. Os prefeitos vão cobrar do governo federal reajuste dos repasses para programas sociais que foram assumidos pelos municípios, o aumento de 2% no percentual do FPM, a ampliação da lista de serviços tributados pelo ISS, de competência dos municípios e do DF, e ainda a aprovação de projetos de lei que estabelecem a obrigatoriedade da União em aplicar nas ações e serviços de saúde o mínimo de 10% da receita bruta, além do encontro de contas de despesas previdenciárias entre a União e os municípios. A pauta é boa. Mas a participação dos prefeitos da Paraíba, como sempre, sofrível.
Prerrogativa
O prefeito Luciano Cartaxo (PT) anunciou a redução da jornada de trabalho dos profissionais da enfermagem e psicologia de JP para 30 horas, embora tenha vetado projeto de lei do vereador Djanilson Alves (PPS) com o mesmo objetivo. O prefeito alegou inconstitucionalidade da matéria por ser essa uma atribuição exclusiva do prefeito.
Fora da Marcha
O prefeito Luciano Cartaxo não vai participar da Marcha dos Prefeitos, que começa hoje e vai até quinta-feira, em Brasília. Pelo menos é o que o petista disse ontem após o lançamento do Pacto Nacional pela Saúde, em Brasília: que já estava voltando para JP.
‘Lavou as mãos’
O prefeito Luciano Cartaxo pelo jeito ‘deixou pra lá’ o fato dos vereadores da Câmara da capital terem derrubado no dia 4 do mês passado o seu veto a projeto do vereador João Almeida (PMDB) que modificou o Zoneamento e ampliou os limites da zona urbana da cidade. Continua um mistério.
Binário de Bayeux
O governo do Estado deve inaugurar o Binário de Bayeux ainda neste mês de julho. O anúncio foi feito pelo governador Ricardo Coutinho, ontem, durante o programa Fala Governador.
Biometria
O TRE-PB disponibilizou aos eleitores de João Pessoa três novos postos de atendimento para recadastramento biométrico. Serão no Detran-PB, no bairro de Mangabeira VII; no Centro Administrativo da Prefeitura de João Pessoa (CAM-JP) e na Câmara de João Pessoa (CMJP).
Férias esticadas
Os deputados continuam de férias na Assembleia Legislativa. Previsto para a última sexta-feira (5), o retorno dos parlamentares foi esticado até o dia 15, ganhando dez dias de graça, alegando reparos na rede de informática.