Incentivar a amamentação e a doação de leite humano. É com esse objetivo que o Instituto Cândida Vargas (ICV), que faz parte da Rede Hospitalar da Prefeitura de João Pessoa, promove, a partir desta terça-feira (1), às 8h, a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Intitulado como ‘Agosto Dourado’, a ação deste ano traz o tema “Apoie a amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham”. A programação acontece no ICV e na Maternidade Frei Damião.
“Esse é um mês dedicado à promoção da alimentação padrão ouro para os recém-nascidos e para celebrar isso, vamos realizar diversas atividades que promovam e reforcem a amamentação, pois o leite materno devido às suas características é considerado alimento padrão ouro para os bebês. Com essa semana, nós intensificamos nossas atividades de promoção do aleitamento materno”, disse a coordenadora do Banco de Leite do ICV, Malu Tavares.
Segundo a coordenação do Banco de Leite, atualmente o estoque de leite está baixo. Como a demanda e rotatividade da maternidade é grande, sempre estão prospectando novas doadoras a fim de manter ao menos um mínimo de oferta de leite de qualidade para os recém-nascidos internos na Maternidade Cândida Vargas.
O leite materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos. Ele contém componentes e mecanismos capazes de proteger a criança de várias doenças. Como o leite não pode ser produzido artificialmente, a doação é importantíssima. Ela ajuda a nutrir crianças impossibilitadas de consumir o alimento da própria mãe. O leite doado é oferecido a bebês hospitalizados, geralmente aqueles que nasceram prematuros e com baixo peso. Cada litro pode atender até 10 recém-nascidos.
Neste ano, a Semana de Aleitamento Humano terá encontros em outras maternidades, como a Frei Damião, a qual também tem um banco de leite que é referência no Estado, o Anita Cabral. Além disso, a atividade contará com cursos, eventos lúdicos e artísticos.
Para doar – As interessadas em doar leite materno devem ligar no 3213-7583 ou falar pelo WhatsApp (83) 99647-7511 para fazer o cadastro e/ou agendamento.
O leite doado, quando chega ao banco, recebe todo o processo de qualidade e avaliação para depois ser distribuído para os bebês prematuros, com critérios de distribuição solicitados pelo médico, nutricionista e pediatra responsáveis pelo plantão. O leite tem que ter a caloria e acidez necessária para o bebê.
Fonte: PMJP
Créditos: Polêmica Paraíba