A necessidade de redobrar os cuidados com a pele durante o verão não é novidade para ninguém — principalmente para quem gosta e acompanha as novidades de skincare, mercado que cresce e inova com produtos e rituais a cada dia. No entanto, cuidar dos lábios geralmente se torna uma prioridade apenas durante o inverno e não nos dias mais quentes.
Por isso, é importante entender que o tecido dos lábios é sensível e sofre no calor assim como no frio. O dermatologista Igor Manhães, membro ativo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que o sol desidrata a epiderme (camada mais superficial da pele), podendo causar algum tipo de lesão.
Como consequência de não proteger e hidratar a região, podem surgir queimaduras e fissuras labiais, além de aumentar o risco de envelhecimento precoce e de carcinoma espinocelular – um tipo de câncer de pele que pode se desenvolver em áreas muito expostas ao sol.
O dermatologista afirma que a prevenção para que os lábios não sofram com algumas dessas lesões ou doenças é simples: “É recomendável utilizar produtos que sejam mais oleosos e contenham filtros solares FPS acima de 30. Além disso, evitar a exposição solar, beber bastante água e não ficar molhando os lábios com a saliva, pois ela não hidrata”.
Ele também lembra a importância de evitar ácidos e derivados de pimenta comuns em alguns batons. Do mesmo modo, Carol Zaia, maquiadora e PR da Sephora Brasil, reforça: “Quando for se expor ao sol na praia ou piscina, deve-se evitar esfoliantes labiais com ácidos e hidratantes com manteigas/óleos sem FPS pois pode gerar sensibilidade ou ressecamento (por exemplo, esfoliantes com AHA ou BHA e hidratantes com manteiga de cacau)”.
Para quem também costuma se maquiar em dias ensolarados, Carol diz que a preparação dos lábios pré-maquiagem é a mesma recomendada normalmente, ou seja, fazer a esfoliação uma vez por semana e manter a região sempre hidratada. “Para aumentar a hidratação, é interessante usar uma máscara noturna e acordar com os lábios macios”, complementa.
Fonte: GQ Brasil
Créditos: Polêmica Paraíba