clássico

Flamengo e Palmeiras devem reeditar a final da última Libertadores

Depois dos jogos de ida das quartas de final desta semana, Flamengo e Palmeiras confirmaram o favoritismo e largaram na frente e, pelo futebol apresentado, devem fazer novamente a final da Libertadores, repetindo a decisão de 2021. O que seria algo inédito na história da competição.

Depois dos jogos de ida das quartas de final desta semana, Flamengo e Palmeiras confirmaram o favoritismo e largaram na frente e, pelo futebol apresentado, devem fazer novamente a final da Libertadores, repetindo a decisão de 2021. O que seria algo inédito na história da competição.

O Flamengo, com a vitória de 2 x 0 sobre o Corinthians, em São Paulo, irá decidir a vaga em casa, diante de mais de 60 mil torcedores e dificilmente deixará a classificação escapar. O rubro-negro pode até perder por um gol de diferença para avançar à semifinal, diante de um adversário que marcou apenas 5 gols em 9 jogos e 1 gol fora de casa em 4 partidas. Só um desastre, como o de 2008, quando levou de 3 x 0 do América-MEX, no Maracanã, após ter vencido na ida por 4 x 2, tira a vaga do rubro-negro.

O Palmeiras, que não perde há 17 jogos e nunca caiu num mata-mata com o técnico Abel Ferreira na competição (em 9 disputas), vai jogar em casa contra o Atlético-MG empolgado depois de buscar o empate no Mineirão, 2 x 2, depois de sair atrás do placar. Com o ataque mais poderoso de uma edição da Libertadores (tem média de 3,89 gols por partida), o Palmeiras vem jogando o futebol mais consistente do país e mostrado muita solidez nos jogos em casa.

Nos outros jogos, tivemos resultados esperados. O Vélez Sarsfield bateu o Talleres por 3 x 2, em casa, mas conseguiu o resultado no sufoco. Depois de abrir 2 x 0, o Vélez, do técnico uruguaio Alexander Medina, ex-Internacional, levou dois gols no final da partida, mas arrancou a vitória nos acréscimos. O surpreendente Tallares, do técnico português, Pedro Caixinha, tem boas chances de ir à semifinal da Libertadores pela primeira vez.

Mas vale lembrar que os dois times vivem momentos bem ruins no Campeonato Argentino. Depois de 11 rodadas, o Vélez é o 25º e o Talleres o 26º entre os 28 participantes. Quem passar, dificilmente conseguirá bater de frente com o embalado Flamengo de Dorival Júnior.

Já o Athletico Paranaense de Luiz Felipe Scolari ficou no 0 x 0 com o Estudiantes de la Plata na Arena da Baixada. O Furacão ficou preso na retranca do time argentino (que é o 22º no seu campeonato nacional) e não conseguiu mostrar tanta força. Agora, vai decidir a classificação na Argentina, diante de um adversário que venceu todos os seus 6 jogos como mandante nesta Libertadores — veio da fase preliminar. Inclusive, bateu os brasileiros Bragantino (2 x 0) e Fortaleza (3 x 0), com autoridade.

Até aqui, Palmeiras e Flamengo são os dois únicos invictos da Libertadores 2022 e com a mesma campanha (8 vitórias, 1 empate e 0 derrota). O time de Abel Ferreira vem com o ataque mais positivo (35 gols marcados). O Fla tem o 2º melhor, com 25 gols feitos. O Palmeiras tem ainda a melhor defesa entre os times das quartas (5 gols sofridos), mas o Flamengo vem logo em seguida com 7 gols sofridos.

Entre os artilheiros da competição, os dois times também contam com os principais goleadores. Do lado do Palmeiras, Rony e Rafael Navarro com 7 gols e Raphael Veiga, com 6 gols. Do lado rubro-negro, Pedro tem 7 gols e Gabigol, 5 gols. Mas os dois contam também com os dois melhores jogadores em atividade no Brasil: Gustavo Scarpa, o garçom palmeirense, e Arrascaeta, o rei das assistências no Flamengo.

Segundo as estatísticas gerais da competição, do SofaScore, os dois finalistas de 2021 são os times que mais criam grandes chances de finalização na Libertadores: 41 do Palmeiras e 28 do Flamengo. O Galo é o terceiro com 26. É claro que algum resultado improvável pode acontecer nessas quartas de final ou ainda na semifinal, mas fica difícil imaginar Flamengo e Palmeiras sendo eliminados até a decisão.

 

Fonte: uol
Créditos: Polêmica Paraíba