Decretos

Lula promete revogar os sigilos de 100 anos nos documentos secretos de Bolsonaro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse em entrevista a rádio Educadora de Piracicaba nesta terça-feira (29), que pretende aprovar decreto , caso eleito, para fazer um "revogaço" nos sigilos de 100 anos impostos na gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Lula promete revogar os sigilos de 100 anos nos documentos secretos de Bolsonaro

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse em entrevista a rádio Educadora de Piracicaba nesta terça-feira (29), que pretende aprovar decreto , caso eleito, para fazer um “revogaço” nos sigilos de 100 anos impostos na gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL).

” Bolsonaro, diz que não tem corrupção mas decreta sigilo de 100 anos para qualquer denúncia contra ele. Decreta sigilo pro filho, decreta sigilo de 100 anos para os amigos, para o Pazzuelo. Nada ele deixa ser investigado, só daqui há 100 anos quando ele não existir mais. Nós vamos ter que fazer um decreto, fazer um revogaço desse sigilo que o Bolsonaro está criando para defender os seus amigos”, disse Lula.

Desde que assumiu o gabinete há pouco mais de 3 anos, Bolsonaro determinou ‘sigilo de 100 anos’ em 6 ocasiões.

Para o especialista em direito constitucional, Camilo Onoda Caldas , a Constituição Federal brasileira garante o sigilo como em praticamente todo lugar do mundo. Porém, também assegura o princípio da publicidade, além disso, a Lei da Transparência também estabelece a publicidade como preceito geral, como a regra, e o sigilo como exceção.

“Portanto, se há uma decretação de sigilo indevida por parte do Presidente da República, Jair Bolsonaro, então pode haver sim um controle por parte do Poder Judiciário , revertendo essa decisão a fim de que a lei e, sobretudo, a Constituição Federal seja respeitada”, explica Caldas.

Fonte: IG
Créditos: Polêmica Paraíba