Eleições

JUVENTUDE NA POLÍTICA: Conheça os candidatos mais jovens na disputa deste ano

As eleições de 2022 terão milhares de candidatos disputando importantes vagas no executivo em todo o país. Teremos postulantes estreantes, rodados, jovens e experientes, todos lutando por cargos em nível estadual e nacional. Nessa matéria nós iremos elencar os candidatos mais jovens a Presidente e na Paraíba, ao Governo, Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

As eleições de 2022 terão milhares de candidatos disputando importantes vagas no executivo em todo o país.

Teremos postulantes estreantes, rodados, jovens e experientes, todos lutando por cargos em nível estadual e nacional. Nessa matéria nós iremos elencar os candidatos mais jovens a Presidente e na Paraíba, ao Governo, Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

André Janones – Presidência 

Aos 38 anos de idade, o deputado federal de primeiro mandato André Janones é desde janeiro pré-candidato à Presidência da República pelo Avante.

Advogado de formação, Janones trabalhava como cobrador de ônibus entre 2003 e 2005. Em 2004, ingressou no curso de direito por meio de uma bolsa de estudos, na então Fundação Educacional de Ituiutaba, cidade onde nasceu.

Na política, Janones já foi filiado ao PT, entre 2003 e 2012, ano em que migrou para o PSC. Ficou no Partido Social Cristão até 2018, quando se filiou ao Avante e foi eleito deputado federal com 178,6 mil votos, o terceiro mais votado de Minas Gerais. Antes de tentar ser deputado, em 2016, ele se candidatou a prefeito de Ituiutaba e ficou em segundo lugar, com 24,4% dos votos válidos.

Apesar de ter ingressado na vida política há pouco tempo, Janones tem conquistado cada vez mais espaço nas pesquisas e nas redes sociais. No Facebook, conta com quase 8 milhões de seguidores, mais do que os 4,9 milhões de Lula ou os 2,6 milhões de João Doria (PSDB).

Pablo Marçal – Presidência

O coach e influenciador digital Pablo Marçal (Pros), 35 anos, é um dos pré-candidatos à Presidência da República anunciados para as eleições de outubro deste ano. Autointitulado como “única via” e acumulando milhões de seguidores nas redes sociais, Marçal ganhou os holofotes nacionais no início deste ano após episódio em que levou mais de 30 alunos para uma expedição no Pico dos Marins (SP) e acabou tendo que ser resgatado por bombeiros.

Marçal vende cursos sob a promessa de “destravar códigos da prosperidade e do governo da alma” e em seu blog diz que “não mede esforços para publicar e compartilhar gratuitamente na internet conteúdos que trabalham a mente, o emocional e ensinam como avançar na vida pessoal”.

Com discursos de tom religioso, ele rechaça rótulos de direita ou de esquerda e adota uma postura antipolítica.

Pedro Cunha Lima – Governo

Pedro é filho do ex-senador e Governador Cássio Cunha Lima, e neto do ex-governador Ronaldo Cunha Lima, Formado em Direito pelo Unipê em João Pessoa, concluiu seu mestrado em Direito Constitucional na Universidade de Coimbra, Portugal.

Foi o candidato a deputado federal mais votado do estado da Paraíba, em sua primeira eleição no ano de 2014, aos 26 anos, sendo eleito com 179 886 votos, correspondentes a 9,29% dos votos válidos. Em 2018 foi reeleito, com 76 754 votos.

Prestes a completar 34 anos em agosto, o candidato do PSDB tenta retomar a linhagem Cunha Lima, no comando do governo do estado.

Bruno Roberto – Senado

Filho do Deputado Federal, Wellington Roberto, o pré-candidato ao Senado pelo PL, é o nome apoiado oficialmente pelo Presidente Bolsonaro, para a disputa na Paraíba.

Aos 35 anos Bruno, disputa sua primeira eleição buscando votos pra si, em 2012 ele foi candidato a vice-prefeito de Campina Grande, na chapa de Tatiana Medeiros e em 2018 foi postulante dessa vez, como vice-governador junto ao saudoso José Maranhão,

“Eu nunca tive a chance de ser um parlamentar, é a minha primeira eleição, e eu sei que às pessoas querem a renovação, elas precisam de um candidato de novas ideias, que sabe o que deve fazer para melhorar a economia, irei criar novos empregos, e ajudar os empresários, que foram tão castigados nessa pandemia, com esses decretos, que dizimaram empregos e empresas”.

“Eu me sinto honrado por ser apoiado pelo Presidente, junto com Nilvan Ferreira, nós temos tudo para conseguir, o suporte necessário para a candidatura de Bolsonaro na Paraíba, com esses apoios nós temos muita chance de vencer a esquerda e montar um novo projeto de desenvolvimento no nosso estado.”

Rômulo Gouveia Filho – Deputado Federal

Rômulo Gouveia Filho tem 25 anos, é médico, economista, pós-graduado em gestão de saúde pelo hospital Alberto Einstein, de São Paulo.

Iniciou a vida política nos movimentos estudantis como Diretor da IFMSA – Federação das Associações dos Estudantes de Medicina no Brasil.

Em sua formação, participou de intercâmbios acadêmicos em outros países e no Brasil integrou comitês locais da IFMSA que promovem ações de saúde em comunidades sem acesso a serviços públicos.

“Empresto o meu nome, que é também o nome de meu pai, de uma história e de um legado, para contribuir com aquilo que ele fez e nos ensinou, que é cuidar das pessoas. A Paraíba precisa de políticos que tenham empatia, respeito e compreensão das necessidades dos que mais estão precisando. O governador João tem se mostrado um líder que entende isso e pela dedicação que oferece a Paraíba nós acreditamos em seu projeto e estamos aqui, querendo oferecer a nossa modesta contribuição. Aos amigos e admiradores do meu pai, de minha mãe, à Campina e todo o estado, irei apresentar esse projeto exitoso na Paraíba.”

 

Queiroguinha – Deputado Federal

Após desistir de disputar uma cadeira no Congresso, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, tem ajudado a impulsionar a pré-candidatura a deputado federal do seu filho Antônio Cristóvão Neto, conhecido como Queiroguinha.

O jovem estudante de medicina de apenas 23 anos, filiado ao PL, mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro. Queiroguinha demonstrou confiança que vai conquistar votos no Sertão, apesar de ser da capital: “O sangue sertanejo corre aqui nessas veias, e eu acredito que o povo do Sertão vai conhecer meu coração e as minhas ideias, e eu não tenho dúvida que vão me abraçar da mesma forma como quero abraçá-los e saudá-los para que juntos consigamos construir uma Paraíba melhor”.

Mesmo com tão pouca idade o filho do Ministro Queiroga, é bem cotado para se eleger em sua primeira eleição, contando com apoios de Prefeitos importantes, como o de Vista Serrana.

Rafaela Camaraense – Deputada Federal

Rafaela Camaraense tem 30 anos e é natural de Cuité, no Curimataú Paraibano. Tem formação em Gestão Pública e Direito. Sua trajetória em defesa da juventude teve início através do movimento estudantil, na faculdade, quando integrou o Diretório Acadêmico de Direito.

Rafaela foi eleita vereadora em Cuité no ano de 2012 e reeleita em 2016.

Em 2018, candidatou-se a deputada estadual, quando obteve mais de 16 mil votos, ficando na suplência. Em agosto de 2020, durante o Mês da Juventude, foi convidada pelo governador João Azevêdo para assumir a Secretaria Executiva da Juventude da Paraíba, tendo se desligado neste ano para tomar posse na Assembleia Legislativa durante a licença de Chió.

” Nós vemos com bons olhos, a nossa candidatura, a nossa rede de apoio tem crescido muito, a cada dia que passa, mais lideranças se juntam ao nosso projeto. A região do Curimataú precisa de uma representante na Câmara Federal”.

William Veras – Deputado Estadual

Palestrante, jornalista formado pela UFPB e empreendedor, William Veras nasceu com deficiência visual e quer se eleger, para lutar por aqueles que mais necessitam, ” Eu quero chegar onde Deus, quer que eu chegue, às vontade de Deus são sempre melhores que às nossas, e eu tenho um sonho de fazer alguma coisa pelas pessoas, poder fazer mais do que eu já faço.”

” Eu sempre pedi à Deus, uma oportunidade de poder gritar por quem mais precisa, falar o que tá errado, expor minhas opiniões e poder influenciar positivamente na vida das pessoas.”

Com apenas 28 anos, William vai disputar a sua terceira eleição, em 2018 ele se candidatou a Deputado Estadual pelo Avante, obtendo 6.147 votos, em 2020 Veras tentou uma vaga na Câmara de Vereadores da capital, não conseguindo se eleger ao conseguir 700 votos. Nestas eleições o candidato saiu do Avante e se filiou ao Republicanos, tentando mais uma vez, uma vaga na Assembleia Legislativa.

Deninho Gari – Deputado Estadual

Deninho Gari tem 33 anos, é natural do município de Pirpirituba, graduado em História pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), é presidente da Associação de Catadores – Ascarpi, e também apresentador do programa Conexão Sustentável.

Famoso ao participar do quadro The Wall, no programa de Luciano Huck, Deninho vai disputar as eleições desse ano pela Rede Sustentabilidade já que, segundo ele, o partido luta e defende as mesmas causas que ele. “Estarei dialogando com a Paraíba, na construção de um grande projeto. Meu lema é ‘Não podemos apagar o passado, mas devemos escrever um presente bom, com perspectiva de futuro’. Sigo com o propósito de dar visibilidade às minorias, aos esquecidos ou invisíveis pelo poder público.”

Deninho Gari destaca que a intenção da disputa é de representar os garis e catadores da Paraíba, garantindo voz e ação no enfrentamento as lutas pelos direitos dessas categorias. “Sou um paraibano que defende a bandeira ambiental, como também a luta pelos direitos e melhores condições de trabalho dos garis e catadores. Nosso objetivo ao chegar na Assembleia é expandir o trabalho e a valorização para todo o estado”, afirmou.

 

 

 

 

Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba