Arimatea Souza
Casuísmo explícito
A mesa diretora da Câmara pessoense, em mobilização orquestrada silenciosamente, alterou o regimento interno e antecipou em 22 meses a eleição da direção da casa para o biênio 2015/2016.
Rito sumário
Ato contínuo, foi fixado em edital que o prazo limite para o registro de chapas se estenderia até as 18 horas de ontem, praticamente aniquilando a possibilidade de disputa.
Chapa única
Encerrado o prazo, vingou apenas a chapa única capitaneada pelo presidente Durval Ferreira (PP).
Precedente
Trata-se de um procedimento legal – mas anacrônico – incrementado há alguns anos no âmbito da Assembleia Legislativa.
Exceções
Apenas três vereadores deixaram de subscrever a mudança regimental: o líder do Governo, Bira Pereira (PSB), Fernando Milanez (PMDB) e Durval.
´Trator´
Ou seja: o ´rolo compressor´ articulado pelo presidente Durval ´patrolou´ a liderança governista, apesar de 24 vereadores estarem – em tese – sob a sua coordenação.
Sem hesitar
“Não hesitarei em discutir de forma clara temas que possam ser conflitantes interpoderes, sempre tendo como bússola a Constituição Federal”, prometeu ontem o senador Vital Filho (PMDB), ao ser eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado.
Conterrâneo
“Faço questão de fazer o registro para que fique claro o meu voto em favor de Vitalzinho, em nome da Paraíba e, particularmente, de Campina, pois é um espaço de destaque que ele ocupa agora”, proclamou logo após a eleição na CCJ o senador Cássio.
MP
Vitalzinho também foi eleito presidente da comissão mista que analisa a Medida Provisória 592/2012, que destina à educação 100% dos royalties de contratos futuros de exploração de petróleo e 50% do Fundo Social.
Ruído na coalizão
CCL comentou o ´flerte´ do PSB/PB com Wilson Santiago: “É preciso saber se Wilson vem para o governo já para ocupar um local de destaque como, por exemplo, numa chapa de senador. Isso não está claro pra mim, não foi conversado isso em momento algum, até porque temos dentro da nossa base aliada uma série de alternativas”.
Reaproximação
“O governo tem atualmente uma agenda mais equilibrada entre o administrativo e o político”.
Foi o que declarou ontem, em Campina, a secretária de Comunicação, Estela Bezerra, ao comentar a distensão na convivência do governador Ricardo Coutinho com a classe política, notadamente deputados e prefeitos.
Cobrança
No caso dos prefeitos, a titular da Secom identificou outro componente para a incorporação à base governista: “a pressão da sociedade e das demandas”, em função do volume de obras do Estado.
Voz do líder
Sobre a ampliação da base governista na Assembleia Legislativa, Estela observou que comunga do otimismo revelado pelo líder governista, deputado Hervázio Bezerra, “que tem a pulsação do plenário”.
Emperrou
A liderança governista na AL não conseguiu colocar em votação, ontem, o projeto que trata do aval do Executivo para que a Cagepa faça a rolagem de suas dívidas.
Sem causa
“Não há motivação partidária para Wilson Santiago deixar a legenda”, sublinhou ontem o deputado Manoel Júnior (PMDB).
A conferir
Após ser indicado como líder do bloco PSC/PP/PT na Assembleia, o deputado Vituriano de Abreu (PSC) esbanjou disposição de trabalho – e otimismo: “Faremos reuniões duas ou três vezes por semana para afinarmos o discurso e não entrarmos em plenário com posicionamentos diferentes”.
Petizada
“A impressão que se tem é que há um bocado de crianças lá dentro e que precisa ter alguém puxando a orelha”, instigou ontem o vereador Pimentel Filho (PMDB-CG).
Conquista
“As mudanças culturais demoram, mas acontecem, sobretudo por pressão popular. É uma vitória do povo brasileiro. É um encontro da Câmara e do Senado com a sociedade”, festejou o deputado Ruy Carneiro (PSDB) após a Câmara Federal aprovar ontem o fim do 14º e 15º salários para os parlamentares federais.
Crepúsculo
Bento XVI, ontem, nos ritos finais de seu pontificado: “Amar a Igreja significa também ter a coragem de tomar decisões difíceis, tendo sempre em vista o bem da Igreja e não de si próprio (…) Não abandonarei a Cruz, continuarei junto ao Senhor Crucificado, de um modo novo”.
Anda calado o deputado Wellington Roberto…