Mérito Legislativo

Bolsonaro recebe medalha da Câmara sob aplausos, vaias e gritos de 'genocida' e 'mito'

Sob aplausos, vaias e gritos de "genocida" e "mito", o presidente Jair Bolsonaro recebeu nesta quarta-feira a Medalha Mérito Legislativo, concedida pela Câmara dos Deputados. A segunda secretária da Câmara, deputada Marília Arraes (PT-PE), aproveitou para criticar Bolsonaro, destacando o papel dele no declínio da democracia brasileira. A Segunda Secretaria é a responsável pela condecoração, que é concedida a partir das sugestões dos deputados. Bolsonaro recebeu a medalha em razão da indicação de um aliado, o deputado Vitor Hugo (PSL-GO).

Sob aplausos, vaias e gritos de “genocida” e “mito”, o presidente Jair Bolsonaro recebeu nesta quarta-feira a Medalha Mérito Legislativo, concedida pela Câmara dos Deputados. A segunda secretária da Câmara, deputada Marília Arraes (PT-PE), aproveitou para criticar Bolsonaro, destacando o papel dele no declínio da democracia brasileira. A Segunda Secretaria é a responsável pela condecoração, que é concedida a partir das sugestões dos deputados. Bolsonaro recebeu a medalha em razão da indicação de um aliado, o deputado Vitor Hugo (PSL-GO).

Segundo a Câmara, a medalha foi criada em 1983 e é um reconhecimento de autoridades, personalidades, instituições ou entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civil ou militar, nacionais ou estrangeiros, que prestaram serviços relevantes para o Brasil. Além de Bolsonaro, também foram agraciados, entre outros, o papa Francisco, o ministro de Relações Exteriores, Carlos França, o fotógrafo Sebastião Salgado, e o educador Paulo Freire, morto em 1997 e um dos alvos preferenciais das críticas dos bolsonaristas.

Marília Arraes destacou que o termo “povo” costuma ser distorcido e começou a criticar Bolsonaro, sem citar o nome dele.

— Nem sempre quem se intitula representante do povo, de sua vontade age em nome dele, como se espera em uma democracia. Como sabemos, o Poder Executivo, eleito de maneira majoritária também deveria se comportar como representante do povo. Mas muitas vezes esse pretenso povo age antidemocraticamente quando animado por espírito sectário, tachando como inimigos e excluindo os divergentes da entidade unitária e mítica da qual julgam fazer parte aqueles que não se encontram dentro de seu cercadinho mental — disse a deputada.

Depois, ela comentou o estudo “Estado global da democracia”, publicado na segunda-feira pela organização Idea (Instituto Internacional para a Democracia e a Assistência Eleitoral), com sede em Estocolomo, na Suécia. Segundo o relatório, o Brasil, que desde 2016 aparecia na lista das “democracias em retrocesso”, foi o país que registrou o “maior declínio democrático” ao longo do ano passado, entre 150 analisados.

— O documento cita nominalmente o presidente sobre a ameaça de descumprir decisões do STF, tentativas de apagamento de vozes críticas, divulgação de fake news, má gestão da pandemia, dentre outras, de maneira que testou explicitamente as instituições democráticas brasileiras — disse Marília, que finalizou com mais uma alfinetada em Bolsonaro:

— Expresso aos agraciados minha admiração pelas realizações em prol do povo brasileiro, parabenizando-os pela trajetória cujo reconhecimento traduz seu compromisso com o credo democrático e princípios fundamentais da liberdade, igualdade e pluralismo. São esses os valores nos quais nossa casa se assenta e que a medalha visa a destacar. Mas para aqueles que eventualmente não exibam as credenciais democráticas que a medalha pressupõe, nunca é tarde para começar. Fazemos sinceros votos de que o recebimento dessa honraria contribua para sua formação de princípios e valores que ela representa.

— É uma satisfação voltar a esta casa a qual integrei por 28 anos. Nós só podemos pensar num Brasil melhor a partir do momento em que estivermos perfeitamente sintonizados. É dessa forma que se constrói uma grande nação. Temos potencial para isso e muito mais. O mundo tem uma expectativa muito grande. O que nós produzimos e o que podemos fazer em parceria com todo mundo. Essa condecoração, proposta pelo major Victor Hugo, muito me honra. Estou muito feliz neste momento. Espero cada vez mais interagir com vocês para que possamos escrever realmente uma linda história para nossa nação — disse Bolsonaro.

Arthur Lira também discursou:

— É uma honra para esta Casa poder inscrever os nomes desses homens, mulheres e instituições na história do Poder Legislativo por suas contribuições para a sociedade brasileira.

Ele destacou o momento difícil pelo qual o Brasil vem passando, com pandemia, mortes, desemprego e inflação.

— Em meio à fúria dessa tempestade sem precedentes, o Parlamento brasileiro permaneceu firme como farol iluminando o caminho seguro a ser seguido por esta grande nação chamada Brasil. Para que o Legislativo pudesse dar à sociedade brasileira as respostas mais certas na hora mais incerta, a contribuição, a inspiração e apoio dos agraciados foram fundamentais. É por esta e outras razões que esta casa faz hoje a entrega oficial da Medalha do Mérito Legislativo para reconhecer e agradecer esses serviços — afirmou Lira.

Fonte: O Globo
Créditos: Polêmica Paraíba