processo seletivo

Estudantes selecionados para disputar vaga na Escola do Teatro Bolshoi começam processo seletivo

Crianças escolhidas pelo Ballet vão morar em Santa Catarina por oito anos sem qualquer custo para os pais

As 20 crianças da rede municipal de ensino de João Pessoa que foram escolhidas para representar João Pessoa na seletiva oficial para a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville-SC, começam nesta sexta-feira (5) a passar pelo processo de avaliação.

As 11 meninas e 9 meninos irão disputar bolsas de estudos enfrentando crianças de outros 12 estados do Brasil. Nesta sexta, eles passarão pela avaliação médico-fisioterapêutica, onde profissionais fisioterapeutas, médicos e professores de Educação Física irão analisar a postura, habilidades físicas, motoras, frequência cardíaca, percentual de massa corpórea, musculatura e articulações.

“Na parte de fisioterapeutas tem uma parte específica que tem professor de dança e fisioterapeuta que irá analisar tudo isso: força da criança, musculatura e articulações. As que não forem aprovadas nessa avaliação desta sexta, infelizmente, não avançam para a próxima etapa que acontece já neste sábado”, explicou a coordenadora de comunicação da Escola do Teatro Bolshoi, Albenize Ballen Bueno.

Neste sábado (6), será avaliada a parte artística onde os alunos irão passar por três provas: cognitiva, que irá analisar as habilidades intelectuais da criança; musical, que analisa o ritmo e musicalidade; e a artística, que é formada por uma banca de avaliadores russos e brasileiros do Bolshoi, feita através de uma aula lúdica onde os alunos farão movimentos de dança com articulações e força.

As crianças escolhidas pelo Ballet vão morar em Santa Catarina por oito anos sem qualquer custo para os pais. Isso é possível a partir do convênio firmado entre a Prefeitura de João Pessoa e a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Além dos custos com moradia, a Prefeitura garante uma coordenadora de apoio durante todo o período da formação.

Fonte: Portal Correio
Créditos: Portal Correio