prevenção

João Pessoa confirma 14 casos de leptospirose em 2021 e percorre bairros para combater proliferação de ratos

O número é inferior aos registrados nos dois últimos anos, mas a Vigilância Ambiental e Zoonoses está alerta e vêm intensificando as ações de combate e prevenção à doença.

Levantamento divulgado pela Prefeitura de João Pessoa neste domingo (12) aponta que a capital paraibana já registrou 14 casos de leptospirose neste ano. O número é inferior aos registrados nos dois últimos anos, mas a Vigilância Ambiental e Zoonoses está alerta e vêm intensificando as ações de combate e prevenção à doença. Em 2019, 52 casos de leptospirose foram confirmados em João Pessoa. No ano passado, foram 21.

A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela bactéria do gênero Leptospira, que pode ser transmitida para pessoas por meio do contato com a urina e excrementos de animais infectados por essa bactéria, como ratos, principalmente, além de cães e gatos.

A doença tem incidência mais frequente em épocas de chuva, pois devido às poças e solos úmidos, a urina dos animais infectados pode facilmente ser espalhada e a bactéria infectar a pessoa por meio das mucosas ou feridas na pele, provocando sintomas como febre, calafrios, olhos avermelhados, dor de cabeça e náuseas.

Apesar de a maioria dos casos provocar sintomas leves, algumas pessoas podem evoluir com graves complicações, como hemorragias, insuficiência renal ou meningite, por exemplo.

Fonte: Secom – JP
Créditos: Secom – JP