PÓS-PANDEMIA

Unale realiza fórum para debater Plano Nacional de Retomada Econômica

A Secretaria Especial de Empreendedorismo da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) realizou, nesta quarta-feira (14), o Fórum de Desenvolvimento e Empreendedorismo para discutir a construção de um Plano Nacional de Retomada Econômica que será pautado por investimentos em inovação e interiorização de ações. As propostas apresentadas, segundo o responsável pela secretaria, o deputado estadual paraibano Eduardo Carneiro, vão integrar um documento que será encaminhado ao presidente da república, Jair Bolsonaro.

A Secretaria Especial de Empreendedorismo da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) realizou, nesta quarta-feira (14), o Fórum de Desenvolvimento e Empreendedorismo para discutir a construção de um Plano Nacional de Retomada Econômica que será pautado por investimentos em inovação e interiorização de ações. As propostas apresentadas, segundo o responsável pela secretaria, o deputado estadual paraibano Eduardo Carneiro, vão integrar um documento que será encaminhado ao presidente da república, Jair Bolsonaro.

O evento, realizado de forma híbrida, contou com a presença do deputado estadual Ricardo Barbosa, presidente em exercício da Unale; deputado federal Efraim Filho, presidente da Frente Parlamentar do Comércio, Serviço e do Empreendedorismo da Câmara dos Deputados; de José César, presidente da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL); de Paulo Alvim, Secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; do superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto; e de Mônica Tejo Cavalcanti, doutora e diretora do Instituto Nacional do Semiárido (Insa).

Durante o debate, o deputado Eduardo Carneiro lembrou que as pequenas empresas foram as grandes responsáveis pelo saldo final de 142,7 mil empregos gerados no país durante o ano, evitando que o drama do desemprego atingisse um número ainda maior de trabalhadores brasileiros. O parlamentar defende ações do Executivo de apoio e estímulo aos empreendedores, além de alternativas simples voltadas a abertura de empresas, aquecimento de vendas e abertura de postos de trabalho. “Acreditamos que o empreendedorismo é o caminho para tirar o nosso País da crise, para que nossa economia volte a crescer e para que tenhamos a ampliação de geração de emprego e renda. Vamos acolher as sugestões de todos para a elaboração do Plano Nacional de Retomada Econômica e assim encaminhar ao Governo Federal”, destacou.

O superintendente da Sudene, Evaldo Cruz Neto, defendeu mais acesso ao Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), garantindo mais oportunidade ao empreendedores. “Devemos ficar mais atentos ao micro e pequeno empreendedor, garantindo uma atenção especial e promovendo o acesso a esse fundo, para chegarmos a ponta. Este ano, serão R$ 24 milhões para fomentar na retomada”, disse, destacando que também é importante garantir ações na área de energias renováveis, capaz de gerar qualificação de mão de obra.

O deputado federal Efraim Filho disse que pontos como a Medida Provisória da Liberdade Econômica e Reforma Tributária devem facilitar e garantir mais chances para retomada da economia no Brasil. Para ele, pontos como o pagamento de impostos e de energia elétrica devem ser debatidas, pois são fatores que prejudicam o desenvolvimento das empresas em todo o país. “Nosso olhar na Câmara dos Deputados sobre o empreendedorismo é na busca de mudanças de lei para desburocratizar ações para quem produz e também o desenvolvimento de políticas de crédito”, afirmou.

Durante as discussões, a diretora do Insa, Mônica Tejo, destacou que a pauta do empreendedorismo está contida nas ações do Instituto para que estados pensem em soluções para desburocratizar ações. “Qualquer melhoria é essencial para avançarmos. O empreendedorismo é uma alternativa na retomada econômica e provoco aqui sobre o empreendedorismo rural. Precisamos de incentivos para que esses produtos possam ser fortalecidos. Assim, deixo o Insa à disposição para participar da elaboração do Plano Nacional de Retomada da Economia”, disse.

De acordo com Paulo Alvin, secretário Nacional de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, um dos grandes desafios é a garantia de qualificação para assim, garantir um ambiente favorável no uso das tecnologias digitais. “É preciso envolver todos, governos, universidades, pesquisadores para olhar as potencialidades com foco em oportunidades. Temos que olhar o empreendedorismo não mais como necessidade e sim como oportunidade, integrando todos. Temos que ter um empreendedorismo de resultados, fixando as pessoas no território com qualidade de vida”, defendeu.

José César, presidente da UNECS e da CNDL, afirmou que é necessário buscar ações junto as assembléias legislativas, junto ao Congresso e ao Governo Federal para evitar o fechamento de mais empresas pelo País. “Precisamos de mais recursos e créditos para salvar muitos empreendedores que estão impossibilitados de avançar. O e-commerce cresceu e precisamos aprimorar isso para fortalecer os atuais e principalmente novos negócios. Precisamos resgatar esse setor que não conseguiu se recuperar, pois tivemos uma conta muito alta com a pandemia. É hora de ter um olhar diferenciado para os empreendedores”, disse.

O presidente em exercício da Unale, deputado Ricardo Barbosa, parabenizou o deputado Eduardo Carneiro pela realização do Fórum de Desenvolvimento e Empreendedorismo. “Tenho certeza que plantamos a semente mais fértil para contribuir com a retomada do fortalecimento da economia. Estou realizado por ser fomentador do seu nome para esta secretaria na Unale. Tenho certeza que com sua ajuda seremos fundamentais para contribuir com o empreendedorismo no Brasil”, afirmou.
 
Presenças – Também participaram do Fórum de Desenvolvimento e Empreendedorismo, Marcos Pinto, da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação do MCTI; Gerson Vicente Junior e Sarah Antônio, da Secretaria Nacional de Juventude; do cineasta Frederico Lapenda; do vice-presidente da Região Sul da Unale, deputado Vilmar Zanchin (RS); do tesoreiro da Unale, deputado Diogo Moraes (PE); do secretário da Unale na ALPB, Raniery Paulino; do membro da Secretaria das Cidades da Unale, deputado Samuel Carvalho (SE); do deputado ex-presidente da Unale, Adjunto Afonso (AM); do vice-presidente de Assuntos Legislativos, Gustavo Carvalho (RN); do vice-presidente de Assuntos Sociais da Secretaria de Empreendedorismo, deputado Ernani Polo (RS).

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba