5 receitas deliciosas!

COMIDA TAMBÉM É TRADIÇÃO: Confira receitas criativas e deliciosas para aproveitar os festejos juninos em casa 

Mais um ano em que o São João será comemorado em casa. Sem a festa que o brasileiro ama, e que é a paixão do nordestino, as 'festas' serão em casa, só com a família, e sem a famosa aglomeração do período junino. Mas não é porque vai ficar em casa que não dá pra curtir, e comer as comidas típicas que passamos o ano todo esperando. 

Mais um ano em que o São João será comemorado em casa. Sem a festa que o brasileiro ama, e que é a paixão do nordestino, as ‘festas’ serão em casa, só com a família, e sem a famosa aglomeração do período junino. Mas não é porque vai ficar em casa que não dá pra curtir, e comer as comidas típicas que passamos o ano todo esperando.

Confira algumas receitas juninas fáceis e deliciosas para preparar para sua família e mate a saudade daquela comida milho deliciosa, que no só o São João tem!

Pamonha

Ingredientes
5 espigas de milho com palha
¼ de xícara (chá) de coco fresco ralado
1 xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal

Modo de preparo
Retire as palhas das espigas, com cuidado para que não rasguem. Leve uma panela grande com bastante água ao fogo alto e deixe ferver. Mergulhe as palhas por 1 minuto e transfira para uma tigela. Dispense a água, encha a panela com uma nova água e volte ao fogo para ferver. Enquanto a água ferve, prepare as pamonhas: com um ralador médio, dentro de uma tigela grande, rale as espigas de milho. Depois de raladas, raspe cada sabugo com a parte de trás de uma faca. Sobre uma tigela, peneire o milho ralado, espremendo bem o bagaço com a parte de trás de uma colher até tirar todo o líquido. Descarte o bagaço. Junte ao líquido o coco ralado, o açúcar, o sal e misture bem. Vai adquirir consistência de creme. Para fazer a embalagem da pamonha, deite na bancada duas palhas, uma de frente para outra, com as laterais encaixadas. Unidas, elas devem tomar a forma de um tubo. Use um barbante para amarrar a extremidade de baixo, bem firme. Com uma mão, segure essa parte, deixando a extremidade solta virada para cima. Use um funil para verter o creme. Feche a pamonha e amarre o topo com um barbante, deixando cerca de 3 cm de espaço entre o recheio e o enlace, para não vazar. Transfira para um prato e repita o processo até acabar todo o creme. Transfira as pamonhas para a panela com água fervente e deixe cozinhar por 30 minutos. Retire com uma escumadeira, e deixe esfriar antes de abrir.

* Receita da Panelinha (Rita Lobo)

Creme de Milho

Ingredientes
1 lata de milho-verde em conserva, escorrido
3 colheres (sopa) de água
1 colher (sopa) de creme vegetal
1 colher (sopa) de farinha de trigo
meia xícara (chá) de água
meia colher (chá) de sal
1 caixinha de NESTLÉ® Creme de Leite
1 colher (sopa) de salsa picada

Modo de preparo
Em um liquidificador, bata metade da lata de milho com a água. Em uma panela, aqueça o creme vegetal e doure a farinha de trigo, mexendo sempre. Quando adquirir a consistência de massa, coloque a água e misture vigorosamente. Misture o milho batido, o sal e o milho restante. Aqueça e junte o NESTLÉ Creme de Leite e a salsa. Desligue e sirva.

* Receita da Nestlé

 

Queijadinha

Ingredientes
3 ovos
2 Leite MOÇA® (lata ou caixinha) 395g
100 g de manteiga
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de queijo meia cura ralado
200g de coco seco ralado
Calda
1 xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água

Modo de Preparo
Queijadinha
Em um recipiente, passe as gemas pela peneira, junte as claras e bata com um batedor de arame por cerca de 30 segundos. Junte o Leite MOÇA e a manteiga, misture bem e adicione a farinha de trigo, o queijo e o coco aos poucos, mexendo até ficar homogêneo. Coloque forminhas de papel dentro de formas de empada. Despeje a massa e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 35 minutos ou até dourar. Reserve.
Calda
Em uma panela, misture o açúcar com a água e leve ao fogo baixo sem mexer. Espere engrossar até obter ponto de fio. Distribua sobre as queijadinhas. Sirva.

* Receita da Nestlé

 

Arroz doce

Ingredientes
1 xícara de arroz branco
2 xícaras de água fervente
2 canelas em pau
3 cravos
1 pitada de sal
2 xícaras de leite integral (se quiser mais liquido coloque mais leite)
1/2 lata de leite condensado (se gostar bem doce, pode usar a lata inteira)
2 colheres de sopa de açúcar refinado
canela em pó para servir

Modo de Preparo
Em uma panela coloque o arroz, a água, a canela, os cravos e uma pitadinha de sal. Misture e leve para cozinhar em fogo baixo com a tampa aberta. Quando a água chegar no mesmo nível do arroz, tampe a panela e deixe cozinhar até secar.
Junte metade do leite e o leite condensado. Misture bem e cozinhe por mais uns 5 minutos. Mexendo sempre.
Coloque o restante do leite e o açúcar. Misture e cozinhe até que o açúcar tenha dissolvido e o arroz esteja bem cremoso. Lembre-se que quando esfriar ficará mais seco, então se gostar do arroz doce mais liquido, pode adicionar mais leite.
Sirva quente ou gelado com uma pitada de canela em pó por cima.

*Receita Marola com carambola

 

Canjica de Milho Verde

Ingredientes

5 espigas de milho bem amarelinho
1 litro de leite de coco
1 colher de sopa de margarina
5 xícaras de açúcar
1 pitada de sal
Canela em pó

Modo de preparo
Pegue as espigas de milho, retire todos os grãos com uma faca, não encoste no sabugo ao retirar os grãos, pois pode dar um sabor diferente.
Após cortar todas as espigas, coloque os grãos no liquidificador e bata com a água.
Em uma panela peneire, depois jogue o bagaço, pois não servirá mais.
Coloque junto a margarina, o açúcar e a pitada de sal, prove para ver se está adocicado.
Coloque o leite de coco.
Leve ao fogo brando, mexendo sem parar, até engrossar.
Após engrossar continue mexendo aproximadamente uns 20 minutos, em fogo bem baixinho, até dar o tempo.
Depois despeje em um refratário grande, polvilhe com a canela e sirva quente ou frio.

 

*Receita Tudo Gostoso

 

Fonte: POLÊMICA PARAÍBA
Créditos: POLÊMICA PARAÍBA