Dia do Jornalista

Paraíba já registrou sete mortes de jornalistas por Covid-19; Brasil é o país com maior número de óbitos no mundo - RELEMBRE

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) divulgou nessa terça-feira (6), véspera do Dia do Jornalista, que é comemorado hoje (7), novos dados do seu dossiê “Jornalistas vitimados por Covid-19”. Os dados são referentes ao primeiro trimestre de 2021, que colocam o Brasil como o país com o maior número de mortes pelo novo coronavírus no mundo para profissionais da categoria. Até o momento, já foram 169 mortes. A Paraíba aparece na relação com sete, liderando o Nordeste.

De acordo com levantamento elaborado pelo Departamento de Saúde da Fenaj, baseando-se em notícias e no acompanhamento dos Sindicatos da categoria espalhados pelo País, 169 jornalistas já morreram por Covid-19 entre abril de 2020 e março de 2021.

Mais grave ainda, apenas em 2021, o número de mortes desses profissionais superou o total registrado em 2020. São 86 vítimas em 2021 (média de 28,6 mortes por mês) contra 78 em 2020.

Segundo o diretor do Departamento de Saúde da Fenaj, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem total responsabilidade pelos números: “Os 169 casos apurados até agora são resultado da necropolítica do governo federal. Os números mostram a urgência de a sociedade se posicionar contra o governo genocida de Jair Bolsonaro”, disse o dirigente.

Os estados com maior número de mortes de jornalistas registradas são Amazonas, Pará e São Paulo, com 19 ocorrências cada. Em seguida aparece o Rio de Janeiro (15) e Paraná (13). Do lado inverso, apenas o Acre não registrou óbitos. Espírito Santo e Goiás registraram apenas um óbito cada.

Paraíba

Segundo o dossiê da Fenaj, pelo menos sete jornalistas paraibanos também foram vitimados pela doença. Foram eles: Manuel Gomes da Silva (maio de 2020), Humberto Lira (agosto de 2020), Karina Araújo (setembro de 2020), Alexandre Nunes (dezembro de 2020), Fernando Soares (janeiro de 2021), Wellington Pereira (março de 2021) e Juarez Amaral (março de 2021).

Além dos citados no dossiê da Federação, outros profissionais da comunicação também morreram vítima da Covid-19 foram: O Radialista esportivo Gláucio Lima, que faleceu em dezembro do ano passado e Otinaldo Lourenço, que faleceu em fevereiro deste ano.

 

 

A Paraíba é o estado do Nordeste com o maior registro de mortes de jornalistas. Completam a lista Sergipe (5), Ceará (5), Bahia (4), Maranhão (4), Pernambuco (4), Piauí (3), Alagoas (3) e Rio Grande do Norte (2).

Clique aqui e confira o dossiê completo divulgado pela Fenaj.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba