Por 4 meses

Ana Cláudia Vital assume vaga na Câmara após licença de Damião Feliciano

Estado vai passar a ter duas mulheres na bancada

Devido a licença de Damião Feliciano, a Paraíba vai ter nova representante na Câmara Federal. Ana Cláudia Vital (Podemos) deve compor a bancada do estado por 4 meses, período da licença do pedetista, que se recupera de complicações da Covid-19 em São Paulo, apesar de, oficialmente, o pedetista ainda não estar afastado. Ana Cláudia teve 49.248 votos nas eleições de 2018, ficando no 14º lugar geral e já lançou candidatura para tentar a vaga no ano que vem. O estado passa agora a ter duas mulheres na bancada, com Ana Cláudia se juntando a Edna Henrique (PSDB).

Em contato com a reportagem, Ana Cláudia afirmou que ainda não foi notificada pela Câmara dos Deputados. Ela é hoje secretária de Articulação e do Desenvolvimento Municipal do Governo da Paraíba e foi candidata à prefeitura de Campina Grande no ano passado, ficando em segundo lugar na disputa. Com sua chegada para a Câmara, a família passa a contar com três parlamentares no Congresso, já que ela é esposa do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e nora da senadora Nilda Gondim (MDB).

Na semana passada, outro suplente assumiu a cadeira na Câmara Federal, foi Leonardo Gadelha (PSC), que vai representar a Paraíba no lugar de Ruy Carneiro (PSDB), já que o tucano se afastou também por 4 meses, alegando motivos pessoais.

Quanto a Damião, o deputado passou por perícia médica e sua licença deve ser de 121 dias para continuar o tratamento. Seu atestado se encerrou no dia 4 de março e, desde o dia 8 do mesmo mês, as ausências do parlamentar estão sendo registradas nas sessões. Em 2021, foram 23 dias de sessões deliberativas, incluindo as eleições para presidência da Casa. Em 10 dessas sessões, as ausências do pedetista não foram justificadas, segundo dados da Câmara dos Deputados.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba