grande perda

CINCO ANOS SEM SHAOLIN: relembre a trajetória de sucesso e o acidente que encerrou a carreira do artista paraibano

Shaolin morreu em 14 de janeiro de 2016, cinco anos após o acidente automobilístico. 

Humorista consagrado, exímio mestre do riso, e um dos melhores artistas paraibanos, há cinco anos o Brasil perdia o comediante Francisco Josenilton Veloso, o grande Shaolin.

O artista paraibano teve a carreira interrompida no fatídico 18 de janeiro de 2011, quando estava no auge da carreira. Ele se envolveu em um acidente de trânsito na BR 230, em Campina Grande, no trecho da alça sudoeste.

Shaolin morreu em 14 de janeiro de 2016, cinco anos após o acidente automobilístico.

Conhecido em todo o Brasil, a trajetória artística do sertanejo nascido em Coremas começou em Campina Grande. Ainda criança, foi com a família morar na Serra da Borborema, enfrentando dificuldades financeiras. Isso o motivou a buscar emprego mesmo que muito jovem.

Antes de completar 18 anos Shaolin já havia passado por uma agência de propaganda e se tornado cartunista oficial do tradicional jornal A Palavra, editado pelo jornalista Marcos Marinho.

Na televisão, trabalhou em programas como “Domingão do Faustão”, “A Praça é Nossa” e “Show do Tom”.

Shaolin tinha um dom especial, como poucos, ele imitava com perfeição artistas e personalidades como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-governador Ronaldo Cunha Lima, a cantora Joelma, os cantores Daniel e Zezé de Camargo, entre outros.

Seu último trabalho foi no programa “Tudo é Possível”, da Record, onde fazia paródias de famosos como Zezé Di Camargo, Joelma e Leonardo.

Filho comediante

O filho de Shaolin, Lucas Veloso, está seguindo a mesma profissão que o pai. Em entrevista em abril de 2014, ele contou que o pai acompanhava seus primeiros passos de perto. “Ele está consciente, entende tudo. É inclusive, digamos assim, o diretor do meu show. Todas as piadas eu testo com ele para saber se pode ou não ir”, contou na época.

O ACIDENTE 

Shaolin sofreu um acidente no dia 18 de janeiro de 2011 na rodovia federal BR-230, em Campina Grande. No mesmo dia, foi socorrido e internado no Hospital de Emergência e Trauma da cidade. Pouco tempo depois, foi transferido para o Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde foi submetido a cirurgias e ficou internado por cerca de cinco meses.

O motorista do caminhão envolvido no acidente com o carro de Shaolin, Jobson Clemente, foi condenado no mesmo ano a dois anos em regime aberto, pena que foi convertida em prestação de serviços à comunidade e pagamento de três salários mínimos. Em 2012, o Ministério Público chegou a pedir revisão da pena, considerada muito branda, mas o pedido foi negado em outubro de 2015.

Em 2015, quatro anos após o acidente que o deixou em coma, Shaolin conseguia se comunicar e interagir com a família através de “expressões faciais e dos olhos”, conforme relatou, à época, sua esposa, Laudiceia Veloso.

Shaolin morreu aos 44 anos no dia 14 janeiro de 2016, após uma parada cardiorrespiratória, em uma clínica particular de Campina Grande. Ele recebia cuidados médicos em casa há quase 5 anos, desde 2011, ano do acidente.

O velório e sepultamento do artista aconteceram no cemitério Campo Santo Parque da Paz. O velório ficou aberto ao público por algumas horas e foi reservado para a família do humorista.

Abaixo, confira algumas das imitações que levaram o artista paraibano ao sucesso:

 

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba