Opinião

TERÇA-FEIRA GALDINIANA: Já pensou Aguinaldo e Daniella Ribeiro presidentes da Câmara e do Senado? - por Rui Galdino

Em 2021, estamos diante da possibilidade de termos dois irmãos de sangue, presidindo a Câmara e o Senado.

Por Rui Galdino

Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. A história diz que o maior e mais ilustre paraibano de todos os tempos até então, foi o ex-presidente da república Epitácio Pessoa, natural da cidade de Umbuzeiro-PB e que governou o Brasil de 1919 a 1922, na época da política do café-com-leite, no período conhecido como República Velha. Até agora, o único paraibano a chegar a ser presidente da república. Será que ainda vamos ter outro paraibano presidente do Brasil?

Já se foram os tempos de um coronel José Pereira, João Pessoa, Padre Aristides, João Dantas, Luís de barros, José Américo de Almeida, Gratuliano de Brito, Anthenor Navarro, Argemiro de Figueiredo, João Suassuna, Solom de Lucena, Rui Carneiro, João Agripino, Ernani Sátiro, Abelardo Jurema, Pedro Godim, Raimundo Asfora, Antônio Mariz, Vital do Rego, Ronaldo Cunha Lima, Wilson Braga, etc. Desculpe se esqueci de citar mais alguém… Também tivemos Samuel Duarte, que presidiu a Câmara dos Deputados entre os anos 1947 e 1948. O problema é que as “safras políticas” dos últimos tempos tem sido muito ruins e só tem piorado! Realmente, estamos órfãos de novos líderes, políticos de moral, respeito e admiração. Até quando?

A história também aponta, que o 2º maior e mais ilustre paraibano até então, foi o ex-senador Humberto Lucena, que conseguiu ser presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional por duas vezes ( 1986-1988 e 1994-1996 ). Então, Epitácio Pessoa, foi presidente da República e Humberto Lucena, foi presidente do Senado. Um presidiu o Poder Executivo e o outro presidiu o Poder Legislativo, ambos, a nível nacional. De lá para cá, ou seja, desde 1998, ano do falecimento de Humberto, nenhum outro paraibano conseguiu galgar cargos e funções desse patamar na República.

Em 2021, estamos diante da possibilidade de termos dois irmãos de sangue, presidindo a Câmara e o Senado. Puxa vida, como seria bom se isso acontecesse! Os filhos do guerreiro Enivaldo Ribeiro, Aguinaldo e Daniella, estão cotados para presidir a Câmara Federal e o Senado Federal respectivamente. Já pensou que maravilha se isso realmente acontecer? Pois bem, a imprensa do sul e sudeste do país, já começam a comentar essa possibilidade. Seria a volta do prestígio da Paraíba no cenário político nacional. Que maravilha!

Só nos cabe a torcer e pedir a Deus que tudo dê certo. E aí, não importa as nossas posições político-partidárias, nem as nossas divergências, nem muito menos as disputas paroquiais, o que importa, é que temos dois paraibanos com chances de presidirem a Câmara e o Senado. Por isso, devemos torcer, ajudar e apoiar. Bom para a Paraíba e ponto final. Que assim seja!

Eu sempre escuto falar que o governo federal tem uma grande dívida para com o nosso estado. Quem sabe agora, ou seja, à partir de 2021, esta dívida não começa a ser paga? A Paraíba tem 03 senadores e 12 deputados federais. Espero e desejo que todos eles, se unam e junte forças para votar em Daniella Ribeiro, para presidente do Senado e em Aguinaldinho, para presidir a Câmara dos Deputados. Não podemos perder esta chance.

Como paraibano, torço em qualquer hipótese pela vitória e sucesso dos paraibanos, seja quem for e aonde for, pois, para mim, a Paraíba estará sempre em 1º lugar. Se sonhar faz bem a saúde e a alma, sonhar em ter dois paraibanos irmãos, presidentes do Senado e da Câmara, é um sonho duplo e uma possibilidade inédita que só acontece a cada mil anos e olhe lá. Por isso, vou continuar acompanhando os acontecimentos e sonhando para que tudo realmente, dê certo. Boa sorte para a senadora Daniella Ribeiro e boa sorte para o deputado Aguinaldo Ribeiro. Vocês merecem e a Paraíba também. VIVA A PARAÍBA!

Fonte: Rui Galdino
Créditos: Rui Galdino