2º TURNO

ELEIÇÕES 2020: Você conhece os candidatos a vice-prefeito de João Pessoa? VEJA O PERFIL DE CADA UM DELES

Sem muitas funções oficiais para além de substituir o titular do cargo, a existência dessa figura é muitas vezes ignorada, o que pode-se considerar um problema, tendo em vista que o cargo de vice vai além disso.

 

Quando acontece o período eleitoral, é possível notar, de um modo geral, que o titular se torna o centro das atenções. Entretanto, o que muitos esquecem é que ao lado de cada um desses candidatos encontramos uma figura ilustre: o candidato a vice (seja a vice-prefeito, vice-governador ou a vice-presidente).

Sem muitas funções oficiais para além de substituir o titular do cargo, a existência dessa figura é muitas vezes ignorada, o que pode-se considerar um problema, tendo em vista que o cargo de vice vai além disso.

A principal função de um vice é justamente ser o substituto imediato do titular do cargo. Em caso de renúncia, morte, cassação ou impeachment do titular, é o vice que herda seu cargo. No entanto, ele também assume o cargo quando o titular se ausenta do município, do estado  ou do país, dependendo do caso.

Para além de ser meramente um ‘tampa-buracos’, o vice pode ser também um articulador político, auxiliando o titular do cargo no que estiver a seu alcance. Ou seja, ele não precisa assumir o cargo definitivamente para ser uma pessoa ativa na gestão. Por exemplo, o vice pode ajudar a articular a coalizão, que é um arranjo informal de parlamentares que apoiam o governante, especialmente se for de um partido diferente do titular. Nesse caso, ele pode ter mais facilidade para convencer seus correligionários e mantê-los dentro da base de apoio do governante.

Em João Pessoa, as eleições terão 2º turno, portanto, além de conhecer os candidatos a prefeitura, também é importante e necessário saber quem irá auxiliá-lo na futura gestão.

 

 

Eduardo de Morais Milanez, mais conhecido como Major Milanez, sem partido, é o candidato a vice-prefeito de Nilvan Ferreira, do MDB. Ele tem 40 anos, é natural de Teresina – PI e também é casado. Milanez tem mestrado na área de engenharia. Ele conta que começou a atuar no meio político ainda dentro do exército. “Considerando liderar homens para o bem comum como uma arte de governar e fazer política, julgo possuir experiência necessária desde quando entrei no exército, aos 17 anos de idade. Lá dentro, eu acabei me especializando em engenharia e atuei em várias obras de cooperação com o governo federal, onde colaborei com o desenvolvimento nacional. Também participei de grandes obras do PAC, o que me agregou experiência na gestão pública, transformando recurso público e melhoria de vida pro povo.”

Quando questionado sobre o motivo para ter sido escolhido como candidato a vice-prefeito, ele afirma que não foi algo planejado. “Não procurei a política. A política que me procurou. Fui convidado por Nilvan para compor essa chapa, e então, resolvi aceitar esse desafio.”

 

 

Por outro lado, Leopoldo de Araújo Bezerra Cavalcanti, mais conhecido como Leo Bezerra, é o candidato a vice-prefeito de Cícero Lucena, do Progressistas. Filho do deputado estadual Hervázio Bezerra, Leo tem 37 anos, é casado e é natural de João Pessoa – PB. Ele é graduando do curso de Direito e 1° vice-presidente da Câmara Municipal de João Pessoa. Também foi o vereador mais votado nas eleições de 2016.

Ele conta que foi convidado pelo governador João Azevedo para compor a chapa. “Para mim é uma satisfação muito grande receber das mãos do governador João Azevêdo essa batalha dura que vamos ter nas eleições municipais em João Pessoa.”

Fonte: Nathalia Souza
Créditos: Polêmica Paraíba