Eleições 2020

FICHA LIMPA OU FICHA SUJA? Confira as certidões criminais dos candidatos à prefeitura de João Pessoa

Por esse motivo, foi criada em 2010, a “Lei da Ficha Limpa”, visando impedir a candidatura de políticos que já sofreram algum tipo de condenação em processos criminais e, por conseguinte, possuem a “ficha suja”. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou em sua plataforma online, várias informações sobre todos os candidatos, inclusive sobre sua elegibilidade.

Com a proximidade do dia de votação, 15 de novembro, para as eleições municipais deste ano, é comum que a população busque maiores informações acerca dos candidatos que disputam o cargo eleitoral. Muitas promessas são feitas e muito é dito sobre a integridade dos candidatos entretanto, como saber quem possui ficha limpa?

Por esse motivo, foi criada em 2010, a “Lei da Ficha Limpa”, visando impedir a candidatura de políticos que já sofreram algum tipo de condenação em processos criminais e, por conseguinte, possuem a “ficha suja”.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou em sua plataforma online, várias informações sobre todos os candidatos, inclusive sobre sua elegibilidade.

Neste ano, a cidade de João Pessoa possui 14 candidatos que estão disputando o cargo para assumir a prefeitura do município. No entanto, 4 desses candidatos respondem ou já responderam por processos criminais.

Cícero Lucena, do Progressistas (PP), que já foi prefeito, governador e senador, responde por ação cível de improbidade administrativa e suposto desvio de verbas públicas de recursos federais. Confira o documento clicando aqui:

Documento 1

Documento 2

Nilvan Ferreira, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), também responde na justiça, por crimes de calúnia, injúria e difamação. Confira o documento clicando aqui:

Ruy Carneiro, do Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB), é mais um candidato que responde processo, entretanto, a natureza do processo não foi divulgada.

Ricardo Coutinho, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), apesar dos últimos escândalos de corrupção envolvendo desvio de dinheiro público, na então chamada “Operação Calvário”, não consta nenhuma informação processual no site do TSE.

Os outros candidatos que não foram citados, não respondem ou não responderam a nenhum processo, de acordo com o site do TSE.

Fonte: Nathalia Souza
Créditos: Polêmica Paraíba