confira

Eleições municipais: Estudo aponta Cícero como candidato com maior engajamento nas redes sociais

O levantamento, que analisou o comportamento das campanhas dos cinco mais bem colocados nas últimas pesquisas divulgadas.

A performance de Cícero Lucena, candidato do Progressistas à Prefeitura de João Pessoa, líder em todas as pesquisas de intenção de voto até aqui divulgadas, começa a ganhar corpo e forma nas redes sociais e o ex-senador já desponta como o postulante com maior mobilização nas redes sociais. Estudo realizado pela empresa Ativa Web, especializada em monitoramento e análise de marcas, política e personalidades no ‘universo digital’, mostra que o Progressista é o candidato com maior engajamento nas redes.

No mais recente levantamento feito pela Ativa Web, do multimídia Alek Maracajá, a partir de ferramentas de inteligência e com base nas dez últimas publicações dos postulantes à sucessão municipal na Capital, os dados apontam para uma mudança de cenário em relação aos levantamentos anteriores, e a candidata do PV, Edilma Freire, que até então vinha conseguindo mobilizar nas redes, começa a apresentar uma acentuada queda nos indicadores.

O levantamento, que analisou o comportamento das campanhas dos cinco mais bem colocados nas últimas pesquisas divulgadas, Cícero Lucena é o que mais engajou nas últimas dez publicações na plataforma de rede social Instagram, a mais popular do país, com 1.361 curtidas e 135 comentários por post, auferindo um coeficiente de mobilização de 5,47%. Lucena tem 26.758 seguidores apenas no Instagram.

Edilma Freire, do PV, com quase 17 mil seguidores, mostra tendência de queda, conforme gráfico, e registrou uma média de 453 curtidas e 29 comentários por postagem, gerando um engajamento de 2,85%, contudo, em ralação aos números anteriores, mostra uma tendência significativa de baixa nos indicadores de mobilização nas redes sociais. Aliás, Edilma já chegou a liderar o engajamento nas redes sociais.

Na sequência, Walber Virgolino, do Patriotas, com 117 mil seguidores, registrou uma média de 1.844 likes e 104 comentários por publicação, tendo um percentual de mobilização de 1,65%. Os números ainda apontam a estabilização de Virgolino nas redes, isto é, nem cresce e nem cai.

O ex-governador Ricardo Coutinho, do PSB, apresenta números parecidos com a candidata do prefeito Luciano Cartaxo. Coutinho tem uma média 461 likes e 36 comentários por publicação, considerando a média das últimas dez postagens no Instagram. Em termos de engajamento, considerando número de seguidores, mais de 71 mil, e as variantes de sentimento, o socialista registrou 0,70% de mobilização.

O candidato do MDB, Nilvan Ferreira, que tem mais de 324 mil seguidores, registrou um percentual de engajamento na plataforma de rede social Instagram de apenas 0,32%. Nilvan obteve, em média, 933 curtidas e 107 comentários por postagem.

Confira, na íntegra, o levantamento clicando abaixo:

Candidatos-Joao-Pessoa-29102020

 

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: tanaarea