Discurso

A ruralistas, Bolsonaro diz que Brasil tem “alguns focos de incêndio” e muita área para “índios e quilombolas”

Em discurso durante homenagem recebida de ruralistas em Sinop, no Mato Grosso, Jair Bolsonaro minimizou o incêndio que já destruiu uma área de cerca de 2,3 milhões de hectares – 15% da região – do Pantanal e estão destruindo boa parte da Amazônia e afirmou que é “inadmissível” o número de terras demarcadas no Brasil para indígenas e quilombolas.

Bolsonaro, que estava no avião presidencial que arremeteu por causa da falta de visibilidade em razão da fumaça ao pousar em Sinop, disse que o país tem apenas “alguns focos de incêndio”. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, só no Pantanal são 15,756 focos, o maior número desde 1998, quando o órgão começou a monitorar a região.

“Nós estamos vendo alguns focos de incêndio acontecendo pelo Brasil. Isso acontece ao longo de anos. E temos sofrido uma crítica muito grande. Porque obviamente quanto mais nos atacarem, melhor interessam para nossos concorrentes aquilo que temos de melhor que é o nosso agronegócio. Países outros que nos criticam não têm problema com queimada, pois já queimaram tudo em seus países. Nós aqui temos a matriz mais limpa energética do mundo. Nós proporcionalmente ocupamos a menor área para a pecuária que outro país do mundo. Nós somos um exemplo para o mundo”, disse Bolsonaro.

O presidente, então, falou que gravou seu discurso para a reunião do conselho-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), quando afirmou que os índigenas têm direito à terra “dentro de uma razoabilidade”.

Fonte: Fórum
Créditos: –