feriado

Corpus Christi tem celebrações virtuais na Paraíba devido ao novo coronavírus

Arcebispo da Paraíba pediu para que paróquias façam celebrações dentro das igrejas, sem a presença de fiéis e com transmissões por meio de redes sociais na internet.

Corpus Christi tem celebrações virtuais na Paraíba devido ao novo coronavírus

As celebrações de Corpus Christi na Paraíba, em 2020, serão transmitidas pela internet devido à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Apesar do feriado ter sido antecipado em Campina Grande, fiéis devem se reunir em missas virtuais, nesta quinta-feira (11).

O Arcebispo da Paraíba, Dom Delson, pediu a padres de todas as paróquias que evitem desfilar com o Santíssimo Sacramento nas ruas e façam as celebrações dentro das igrejas, sem a presença dos fiéis e com transmissões online, conforme o decreto em vigor na Arquidiocese.

João Pessoa

Na quinta (11), o Arcebispo da Paraíba, Dom Delson, dará uma bênção especial sob João Pessoa e demais cidades da Arquidiocese em uma celebração sem a presença dos fiéis e transmitida por meio das redes sociais.

A cerimônia começa às 16h com a Adoração ao Santíssimo. Em seguida, Dom Delson fará uma pequena procissão dentro das dependências do Seminário Arquidiocesano e dará a bênção de uma das sacadas do prédio.

As celebrações podem ser acompanhadas através do Youtube e na página oficial no Facebook.

Campina Grande

A Diocese de Campina Grande orientou que as missas sejam celebradas nos horários de costume, segundo a programação local de cada paróquia, mas que não se promovam nenhuma atividade externa, como carreatas ou passagem com o Santíssimo Sacramento pelas ruas, para evitar uma possível aproximação física de pessoas.

No dia de Corpus Christi, os fiéis são convidados a rezar em suas casas, junto com sua família, acompanhando as celebrações através das redes sociais do Diocese. Na Igreja Catedral será celebrada a solenidade com missa, às 15h, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos.

Às 17 horas, junto com o Bispo Diocesano, todos os sacerdotes irão dirigir, nas sedes paroquiais, a Bênção do Santíssimo Sacramento. A celebração deve ser transmitida transmitido pelas redes sociais das Paróquias. Também no mesmo horário, os sinos de todas as igrejas devem ser tocados, como manifestação da adoração.

O Bisbo Diocesiano também pediu que cada paróquia, segundo a sua programação, enriqueça o tríduo preparatório e a Solenidade com a contribuição da Comissão Diocesana de Liturgia.

“É um dia santo de preceito, por isso, a sua celebração não pode ser transferida, apesar dos desafios infligidos na atual circunstância de pandemia. Isso significa que não há mal algum que possa superar o poder do admirável sacramento que faz memória da paixão que nos salvou, da morte que nos redimiu e da ressurreição que nos deu vida eterna”, afirma Dom Dulcênio.

Patos

Dom Eraldo, Bisbo Diocesiano de Patos, recomendou que as paróquias que fazem parte da Diocese façam celebrações com transmissões online, a partir das 18h.

Na cidade de Patos, o Santíssimo Sacramento sairá, sem presença de fiéis, da Catedral Nossa Senhora da Guia até a Paróquia de Santo Antônio. Lá, haverá a Santa Missa e Bênção do Santíssimo, também com transmissão ao vivo, através das redes sociais da Diocese.

Guarabira

Na Diocese de Guarabira, a Corpo e Sangue de Cristo, as celebrações serão às 15h da quinta-feira (11). As atividades serão concluídas com a Bênção do Santíssimo, dentro da matriz, sem atividade externa para evitar aglomerações e com transmissão pelas redes sociais da Catedral Nossa Senhora da Luz e emissoras de rádio locais.

Fonte: G1
Créditos: G1