MAIO AMARELO

Eduardo lança campanha de prevenção a acidentes e lembra que mortes no trânsito superam a de assassinatos na Paraíba

O deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB) lançou uma ação nas redes sociais em alusão ao Maio Amarelo, mês que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. O parlamentar destaca que mesmo com a pandemia do coronavírus e redução de pessoas nas ruas e estradas, é preciso manter atenção redobrada ao dirigir e lembrou que o numero de mortes no trânsito na Paraíba foi maior que o de assassinatos. A campanha: ‘No trânsito, o risco continua em alta’ pede para que as pessoas não descuidem da atenção e regras do trânsito.

“Temos vários profissionais que precisam estar diariamente nas ruas e estradas para assegurar serviços essenciais como saúde, limpeza pública, entregas e segurança, além do abastecimento do país durante o enfrentamento ao coronavírus. É preciso fazer um alerta e voltar a nossa atenção para essas pessoas. Diferente de anos anteriores, não poderemos fazer distribuição de material, ações nas ruas e sessões na Assembleia, então, vamos concentrar esforço nas redes sociais com campanhas educativas”, destacou Eduardo.

Na Paraíba, o transito matou mais pessoas em 2019 do que a violência. No ano passado 1.014 pessoas morreram em acidentes de trânsito, enquanto 942 pessoas foram mortas em casos de Crimes Violentos Letais Intencionais. O número de mortos no trânsito paraibano é baseado nas indenizações pagas pelo seguro DPVat.

Nacionalmente, a campanha Maio Amarelo deste ano será voltada para os profissionais que prestam serviços essenciais ao país. Em razão da pandemia de coronavírus, em 2020 a campanha será totalmente digital com o tema “Perceba o risco, proteja a vida”. A iniciativa segue a orientação das autoridades para respeitar o distanciamento social. As ações terão como foco caminhoneiros, taxistas, motoristas de aplicativo, motociclistas e ciclistas entregadores e também de profissionais de saúde como médicos e enfermeiros.

Maio Amarelo Kids – Também foi lançado um aplicativo chamado de Maio Amarelo Kids, que visa auxiliar crianças na educação de trânsito. O jogo está disponível gratuitamente nas lojas da App Store e Google Play para crianças de 7 a 14 anos.

Doação de sangue – Outra ação promovida pelo Maio Amarelo é a Campanha de Doação de Sangue, que será realizada com o objetivo de contribuir com o aumento do estoque de sangue no país, sendo que as doações serão feitas de forma controlada parar evitar aglomerações.

Dados – De 11 de março a 26 de abril, a PRF registrou uma redução de 26% no número de acidentes em todo o Brasil, se comparado ao mesmo período de 2019. Os registros caíram de 8.251 para 6.070. Os acidentes graves caíram de 2.084 no ano passado para 1.659 nesse período de pandemia, uma redução de 20%. O órgão registrou também uma queda de 29% no número de feridos, que passou de 9.435 para 6.708. Isso significa dizer que são 2.727 pessoas feridas a menos, que poderiam necessitar de atendimento hospital, e 2.727 leitos a mais para quem precisa ser tratado da COVID-19.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba