crimes de responsabilidade

Gervásio assina pedido de impeachment do PSB contra Bolsonaro

Para Gervásio, o presidente tem sido reincidente no cometimento de atos graves que são incompatíveis com a situação de calamidade que o Brasil vive atualmente

O deputado federal paraibano Gervásio Maia alinhou-se entre outros parlamentares do Partido Socialista Brasileiro que protocolaram pedido de impeachment contra o presidente da República, Jair Bolsonaro. A peça evidencia pelo menos 11 crimes de responsabilidade atribuídos ao mandatário e foi dividida em três capítulos: dos crimes de responsabilidade denunciados pelo ex-ministro Sergio Moro, da Justiça; dos crimes de responsabilidade contra a democracia e as instituições e dos crimes de responsabilidades relacionados à pandemia do Covid-19. Para Gervásio, o presidente tem sido reincidente no cometimento de atos graves que são incompatíveis com a situação de calamidade que o Brasil vive atualmente.

Além do deputado paraibano assinam o pedido de impeachment os deputados Alessandro Molon (RJ), Aliel Machado (PR), Bira do Pindaré (MA), Camilo Capiberibe (AP), Danilo Cabral (PE), Denis Bezerra (CE), Elias Vaz (GO), Gonzaga Patriota (PE), Júlio Delgado (MG), Lídice da Mata (BA), Luciano Ducci (PR), Marcelo Nilo (BA), Rafael Motta (RN), Tadeu Alencar (PE), Vilson da Fetaemg (MG). Vice-líder do PSB na Câmara Federal, Gervásio Maia explicou: “O ex-ministro Sergio Moro fez acusações muito graves contra o presidente. Além do crime de responsabilidade, a fala de Sergio Moro aponta vários crimes: falsidade ideológica, tráfico de influência, obstrução da justiça, abuso de autoridade, entre outros. Não podíamos ficar omissos diante de uma situação tão grave”.

Entre os crimes listados pelo PSB está a tentativa de interferência ilegal na Polícia Federal, com manobras para trocar o diretor-geral da corporação Maurício Valeixo sem causa ou motivo justificável, aparentemente com o objetivo de obter informações sigilosas e relatórios de inteligência. A nomeação de Alexandre Ramagem foi anulada por ministro do Supremo Tribunal Federal por meio de liminar, o que o levou o presidente Bolsonaro a recuar na quarta-feira. O presidente também teria incorrido em crime de advocacia administrativa, ao solicitar relatórios de inteligência da Polícia Federal, de acordo com a peça apresentada pelos parlamentares.

O deputado Gervásio Maia opinou que a situação de Bolsonaro está se tornando cada vez mais insustentável diante das atitudes que tem tomado, inclusive, de desobediência a recomendações da Organização Mundial de Saúde para cumprimento do isolamento social em virtude da pandemia do coronavírus. Afirmou que o presidente “dá péssimos exemplos, numa hora dramática para a população brasileira”.

Fonte: Os Guedes
Créditos: Os Guedes