LUTA CONTRA O COVID-19

VEJA AÇÃO NA PARAÍBA: Hotéis e hospitais abandonados do Nordeste são adaptados para receber pacientes com coronavírus

Com estruturas menores do que as regiões Sul e Sudeste, a maioria dos estados do Nordeste anunciou a ocupação de prédios abandonados, a apreensão de bens em lojas e o pedido de doações a empresários como medidas para expandir as suas redes de saúde no enfrentamento à covid-19.

Na Paraíba, a prefeitura de João Pessoa decidiu reabrir dois hospitais para o tratamento de pacientes diagnosticados com a covid-19: o antigo Hospital de Traumatologia e Ortopedia e o Hospital 13 de Maio. Eles serão reestruturados e equipados para receber pacientes.

VEJA OUTRAS AÇÕES NO NORDESTE:

Na Bahia, o governo anunciou que dois prédios desocupados vão abrigar hospitais para atender pacientes diagnosticados com covid-19. Um deles, é o prédio do antigo hospital Santa Clara, em Salvador, que foi requisitado pelo governo.

O antigo hotel Riverside, em Lauro de Freitas, que foi comprado pelo Estado em 2019, também será utilizado para atender pacientes de baixa complexidade e que necessitem de cuidados prolongados, conforme anunciou o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

Ver imagem no Twitter

Em Alagoas, equipes da Secretaria de Saúde apreenderam R$ 1 milhão em equipamentos hospitalares de cinco lojas de Maceió, como luvas, macas, máscaras, entre outros produtos que foram destinados para suprir unidades desabastecidas.

No Rio Grande do Norte, o governo do estado fechou uma parceria com a Fecomércio, para que o Hotel Barreira Roxa seja usado por comodato, para abrigar servidores da saúde em períodos de folga e que comprovem conviver com pessoas do grupo de risco ou que tenham pessoas infectadas pelo novo coronavírus na mesma residência.

O governo potiguar também requisitou, por meio de uma portaria, o prédio desativado do Hospital Papi, que tem 150 leitos. O local deve ser destinado exclusivamente para pacientes com covid-19.

No Maranhão, o governo começou a receber doações de equipamentos de empresários para ajudar no estoque das unidades de saúde.

Piauí e Pernambuco anunciaram editais emergenciais para contratar profissionais de saúde de forma imediata para atendimento aos doentes nas unidades de saúde.

Além disso, os governadores fizeram uma solicitação oficial ao governo da China para que ceda equipamentos como respiradores, para ajudar no enfrentamento ao coronavírus.

Fonte: UOL
Créditos: UOL