plenária festiva

Marcílio Cartaxo é o mais novo rotariano do Rotary Club de João Pessoa

O Rotary Club Norte de João Pessoa empossou na noite da última quarta-feira (12), o médico cajazeirense, Marcílio Mendes Cartaxo, como mais novo rotariano. A cerimonia de posse aconteceu no hotel Litoral, em João Pessoa.

A posse aconteceu durante ocasião da plenária festiva da visita do Governado da Rotary, Avelino Cavalcanti Neto.

Em seu discurso, Marcílio disse que a vontade de ser rotariano era imensa e que desde sua infância já acompanhava o ambiente rotariano ao lado de seu pai. “A vontade de ser rotariano já me acompanha há muito tempo. Minha infância e adolescência foi vivida em ambiente rotariano, ao lado de meu pai, Deodato Cartaxo de Sá, que foi fundador do primeiro Rotary Club de Cajazeiras. Fundado no dia 11 de julho de 1948”. disse.

Dentre os agradecimentos, ele expressou imensa gratidão a todos os rotarianos, “Por tanto companheiros e companheiras, o dia e ocasião não podiam ser mais feliz e festiva por me tornar rotariano. A todos o meu muito obrigado!”, finalizou.

 

Rotary Club de João Pessoa 

O Rotary Club João Pessoa foi fundado no dia 4 de fevereiro de 1933, sendo sendo seu primeiro Conselho Diretor formado pelo presidente Casemiro da Costa Montenegro, vice-presidente Celso Mariz, secretário Matheus de Oliveira, tesoureiro Waldemar Leste, diretor de Protocolo João Mauricio Medeiros, presidente de Serviços Internos Horácio Almeida, presidente de Serviços Externos Álvaro Correia, presidente de Serviços Profissionais Francisco Cicero de Melo, Presidente de Serviços Internacionais Hermenegildo di Láscio. As reuniões eram aos sábados, às 12:30, ho Hotel Parahyba. Este foi o primeiro time que, sob o impulso do fundador comp. Lauro de Andrade Borba, do Rotary Club do Recife e com a investidura dada pelo Comissário de Rotary International, Mr. James Roth, que presidiu a sessão inaugural, recebeu a missão de viver e divulgar os ideais e a filosofia de Paul Harris, o fundador do Rotary, aqui na Paraíba e no nordeste.

O RC de João Pessoa foi o 4º clube de Rotary fundado no norte e nordeste do Brasil, precedido apenas pelos clubes do Recife, de Belem e de São Luiz.

O impulso do nosso fundador, Lauro Borba e a investidura do Comissário de Rotary, não fora em vão nestas plagas nordestinas.

A história do Rotary Club de João Pessoa revela que os seus membros não ficaram inativos, que o ideal de servir foi fecundo e produziu muitos frutos. O resumo da história do nosso clube representa um profícuo trabalho de expansão do Rotary em nossa região. Logo após sua fundação o RC João Pessoa começou a plantar a semente de Rotary no nordeste. Em 1934 fundou o Rotary Club de Fortaleza. Em 1935 fundou o Rotary Club de Campina Grande. Em 1936 fundou o Rotary Club de Natal. Em 1965 fundou o Rotary Club de João Pessoa Norte. Em 1968 fundou o Rotary Club de Sapé. Em 1976 fundou o Rotary Club de João Pessoa Sul. Em 1980 fundou o Rotary Club de Mamanguape. Em 1997 fundou o Rotary Club de Cabedelo.

*Com informações do Rotary Club de João Pessoa

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba