Memória

De celebridade ao anonimato: Baú do Ninja relembra trajetória ‘meteórica’ do menor vereador do Brasil

No dia 7 de outubro de 2012, João Pessoa elegia o menor vereador do país. Com 1,08 metro de altura, Santino Feliciano da Silva do PT do B, aos 72 anos de idade, conquistou uma cadeira na Câmara Municipal de João Pessoa. Santino obteve 2.537 votos no pleito municipal da Capital paraibana, correspondendo a 0,69% dos votos válidos computados pelo Tribunal Regional Eleitoral. [irp] Com 30 segundos no ar pelo guia eleitoral, deu o seu recado: “Vote no gigante”. Slogans como “o pequeno-grande homem”, ou alguns menos otimistas como “dos males o menor”, marcaram a sua campanha. Eleito, Santino afirmava que seu ingresso na política se deu a pedido de amigos. “Vou ser a voz do povo dentro da Câmara. Vou lutar pelo povo carente que não tem apoio dos políticos”, prometia como todos os outros concorrentes o fazem.

No dia 7 de outubro de 2012, João Pessoa elegia o menor vereador do país. Com 1,08 metro de altura, Santino Feliciano da Silva do PT do B, aos 72 anos de idade, conquistou uma cadeira na Câmara Municipal de João Pessoa. Santino obteve 2.537 votos no pleito municipal da Capital paraibana, correspondendo a 0,69% dos votos válidos computados pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Com 30 segundos no ar pelo guia eleitoral, deu o seu recado: “Vote no gigante”. Slogans como “o pequeno-grande homem”, ou alguns menos otimistas como “dos males o menor”, marcaram a sua campanha. Eleito, Santino afirmava que seu ingresso na política se deu a pedido de amigos. “Vou ser a voz do povo dentro da Câmara. Vou lutar pelo povo carente que não tem apoio dos políticos”, prometia como todos os outros concorrentes o fazem.

Na tentativa de reeleição em 2016, no entanto, não obteve o mesmo sucesso e convenceu apenas 890 eleitores, sendo mais um na inglória galeria dos “políticos de um mandato só”. E o Baú do Ninja relembra nessa véspera de ano novo um pouco dessa trajetória marcante. Será que em 2020 a história poderá se repetir? O Baú do Ninja é um quadro do blog do Ninja que relembra fatos esquecidos da política e até mesmo curiosos dos bastidores na Paraíba.

 

Fonte: Blog do Ninja
Créditos: Henrique Lima