expectativas desfeitas

A fragilidade dos castelos de areia - Por Rui Leitão

O mundo da fantasia ganhando realce sem considerar a realidade, sem o cuidado de se prever a possibilidade da chegada de ondas fortes que possam fazer desmoronar esses castelos. Ilusões perdidas, expectativas desfeitas.

O ser humano é um sonhador por natureza. O grande risco é quando os sonhos são construidos em terreno arenoso. São os famosos “castelos de areia”. O mundo da fantasia ganhando realce sem considerar a realidade, sem o cuidado de se prever a possibilidade da chegada de ondas fortes que possam fazer desmoronar esses castelos. Ilusões perdidas, expectativas desfeitas.

Na vida muitas vezes somos impactados pelo inesperado e vemos, de repente, nossos castelos de areia transformarem-se em escombros. Isso acontece porque eles foram erguidos desprezando a necessidade de consolidar as suas bases, privilegiando situações efêmeras, cometendo equívocos nas escolhas, estimulados por ambições desmedidas, gerando esperanças no impossível. O erro não estar no sonhar, mas na forma como idealizamos nossos projetos.

Quando os sonhos são elaborados na base da persistência, da dedicação e da perseverança, eles se firmam em alicerces sólidos que não se abalarão com a força das ondas provocadas pelas tempestades. Os castelos revelam solidez, resistência, segurança, porque não foram levantados apenas com areia, elemento de fácil destruição.

Aprendemos no curso de nossas vidas, não só por experiência própria, mas também testemunhando ocorrências no nosso convívio, que é muito comum o sofrimento causado por decepções motivadas pelo fato de se acreditar em castelos de areia que se apresentavam encantadores, mas careciam de fortaleza na sua construção. Se tomarmos consciência disso, diminuiremos as oportunidades em que nos veremos vulneráveis à força das ondas que fazem desmoronar os “castelos de areia”.

Fonte: Rui Leitão
Créditos: Rui Leitão