condenação

Justiça dá 8 dias para defesa de Lula apresentar recurso no caso do sítio de Atibaia

Após a manifestação, diz o despacho do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), os autos devem ser remetidos ao Ministério Público Federal

Na ultima sexta-feira (20), a justiça deu um prazo de oito dias para que a defesa do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva apresente recurso no caso do sítio em Atibaia. Após a manifestação, diz o despacho do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), os autos devem ser remetidos ao Ministério Público Federal (MPF).

Há mais de um ano, Lula cumpre pena por condenação em outro processo – do tríplex do Guarujá.

Neste caso envolvendo o sítio, o ex-presidente ainda foi condenado ao pagamento de R$ 423 mil em multa e proibido de exercer cargo público ou integrar a direção de empresas pelos próximos 25 anos e 10 meses.

A defesa do ex-presidente informou, à época, que iria recorrer da decisão.

Lula é acusado de ser beneficiário de desvio de recursos da Petrobras. As reformas no sítio, de propriedade de Fernando Bittar, também réu no processo, teriam sido contrapartidas pagas pelas construtoras Odebrecht, OAS e Schahin ao ex-presidente. A vantagem indevida somaria R$ 1,02 milhão.

O MPF também diz que Lula comandou o esquema de corrupção na Petrobras, com a nomeação de diretores que atuaram para beneficiar ilegalmente Odebrecht e OAS em contratos com a estatal.

Em seu interrogatório, o ex-presidente do Grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht, declarou que a empresa realizou reformas no sítio em benefício de Lula, mas negou que as obras tivessem relação com o esquema de corrupção na Petrobras.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba com Uol