atividades preparatórias

Conselho Municipal de Saúde de Conde avalia os resultados positivos das Pré-Conferências municipais de saúde realizadas no mês de março

As pré-conferências, são realizadas para propor ações de saúde para o município e também onde são eleitos os representantes de cada região para participar da etapa municipal, levando as propostas para apreciação que acontecerá na Conferência Municipal.

Durante o mês de março, o Conselho Municipal de Saúde promoveu em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Conde, as Pré-Conferências de Saúde. As atividades realizadas nas quatro regiões administrativas do município, foram as preparatórias para 11ª Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no dia 10 de abril, no Centro de Conde e apresentará o tema “Democracia e Saúde: Saúde como direito, consolidação e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

As pré-conferências, são realizadas para propor ações de saúde para o município e também onde são eleitos os representantes de cada região para participar da etapa municipal, levando as propostas para apreciação que acontecerá na Conferência Municipal. O Conde realizou quatro Pré-Conferências nos dias 18 de março (Mata da Chica e Assentamento Dona Antônia), 22 de março (Pousada) e 26 de março (Centro de Conde). Todas com um bom número de participantes, dispostas a discutir a política pública de saúde no município.

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cícero José (Melancia), destacou a importância da realização das pré-conferências em Conde. “Este ano, pela primeira vez realizamos as pré-conferências no município então levamos a proposta para a Secretaria de Saúde, que acolheu nossa ideia e nos deu todo o apoio necessário para a realização as atividades”, disse.

Cícero ressaltou que “esta foi uma experiência única e muito proveitosa, pois estamos damos legitimidade a vontade do usuário de saúde aqui em Conde e nesses espaços, pudemos discutir desde os assuntos mais simples aos mais complicados, sempre contando como apoio da Secretaria de Saúde que junto ao Conselho Municipal de Saúde, trabalhou na formulação das propostas para cada região. Agora é nos preparar para a Conferência Municipal de Saúde e poder levar adiante, tudo o que foi construído com apoio da população”, comemorou.

Fonte: Secomd
Créditos: Secomd