TSE manda Youtube tirar do ar vídeo com montagem em que Ciro fuma maconha - Polêmica Paraíba

'Ataque'

TSE manda Youtube tirar do ar vídeo com montagem em que Ciro fuma maconha

TSE manda Youtube tirar do ar vídeo com montagem em que Ciro fuma maconha

O ministro substituto Sérgio Banhos, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que o Youtube retire do ar vídeo apócrifo com diversos ataques contra Ciro Gomes (PDT). Em um dos trechos, aparecia inclusive montagem do candidato do PDT fumando um cigarro de maconha. A informação é do jornal O Globo.

As imagens, que foram consideradas “fake news” pelo ministro, retratavam o candidato como dependente químico. Segundo Banhos, houve clara manipulação no vídeo, com a “substituição de um cigarro comum, de uma foto verídica, por um cigarro de maconha”.

No ar desde agosto de 2017, o vídeo já era alvo de ação de Ciro desde julho deste ano. Por conta do recesso do TSE, no entanto, a ação só foi julgada nesta semana. Segundo o presidenciável, ação tem cunho difamatório e feria a honra do candidato.

Do outro lado, o Google, dono do Youtube, negou que o vídeo se tratasse de fake news e amparou defesa no direito constitucional à livre circulação de informações. A empresa destaca, ainda, que Ciro é um homem público e, portanto, estaria sujeito a ataques.

Sérgio Banhos, no entanto, negou a tese: “O direito à liberdade de expressão, embora prestigiado constitucionalmente, tem limites. Não se pode entender como lícita a conduta dos representados em difundir fatos sabidamente inverídicos, em ofensa à honra do representante (Ciro)”, diz.

Fonte: O Povo
Créditos: –