greve

Funcionários dos Correios entram em greve nesta segunda-feira

BRASILIA, DF, BRASIL, 11-10-2011,  17h00.  Ministros do TST julgam a greve dos Correios. estão sendo analisadas as quetões do reajuste economico, o desconto dos dias parados e também se é abusiva a paralisação. (Foto Marcelo Camargo/Folhapress PODER)
BRASILIA, DF, BRASIL, 11-10-2011, 17h00. Ministros do TST julgam a greve dos Correios. estão sendo analisadas as quetões do reajuste economico, o desconto dos dias parados e também se é abusiva a paralisação. (Foto Marcelo Camargo/Folhapress PODER)

A partir desta segunda-feira (12), os funcionários dos Correios iniciam greve por período indeterminado. A decisão foi tomada no final da última semana e, apesar de não haver uma ordem geral, é esperada a adesão de sindicatos de todos os estados.

Por enquanto, não há determinação para que se mantenha um percentual mínimo de servidores trabalhando. Nas greves de 2017, o número de pessoas que aderiram à paralisação não ultrapassou mais de um quarto dos servidores da categoria.

Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT), a greve é ocasionada principalmente por mudanças no plano de saúde dos funcionários que envolvem a retirada de cobertura de pais, cônjuges e filhos e a cobrança de mensalidades.

Em nota, os Correios afirmam que não conseguem custear o plano de saúde: “A forma de custeio do plano de saúde dos Correios segue, agora, para julgamento pelo TST. A empresa aguarda uma decisão conclusiva por parte daquele tribunal para tomar as medidas necessárias, mas ressalta que já não consegue sustentar as condições do plano, concedidas no auge do monopólio, quando os Correios tinham capacidade financeira para arcar com esses custos.”

Fonte: Portal T5
Créditos: Redação Portal T5