Polêmicas

Manoel Junior é o relator do Código de Trânsito

“Temos que aperfeiçoar o Código de Transito Brasileiro para tentarmos diminuir o número de acidentes e criar mais mecanismos de penalidades contra os infratores”.  Foi assim que  Manoel Junior (PMDB/PB), escolhido para relatar o PL 2872/2008 começou seu discurso no Plenário da Câmara.

O parlamentar chamou atenção para os números de acidentes de trânsito que aumentaram muito de 2008 para cá e que a seu ver, é preciso criar mais mecanismos de penalidades. “Precisamos dar um basta nas irregularidades que temos visto não só nas grandes, mas também nas pequenas e médias cidades e alterar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) de forma que o órgãos de transito possam efetivamente implementá-lo”.

Para Manoel Junior, basta assistir aos noticiários para se deparar com os problemas relacionados às drogas, ao álcool e à violência no trânsito. “Vidas estão sendo ceifadas justamente por conta de indisciplina e a certeza da impunidade na condução de automóvel e de motocicleta”, lamenta Manoel Junior.

Durante o pronunciamento, Manoel Junior pediu aos deputados e deputadas, à população e aos especialistas da área, para unirem esforços e em conjunto com a Comissão de Finanças e Tributação, melhorarem o texto do novo CTB. “Faremos todo o esforço possível para aperfeiçoarmos e melhorarmos este projeto, para que ele possa chegar ao Plenário da Casa com o entendimento da maioria e que a votação aconteça o mais rápido possível”, explica o parlamentar. “A nossa contribuição, será no sentido de diminuir a violência no trânsito no país”.

De acordo com o deputado, não é só somente o consumo de álcool, mas também, a imprudência, a falta de responsabilização e a impunidade que contribuem para o aumento alarmante da violência no trânsito no Brasil.

Manoel falou ainda que vai propor a CFT a realização de um Seminário de caráter nacional em Brasília, para que sejam feitos debates antes da apresentação do relatório final.