O conturbado cenário político brasileiro é fonte de inspiração para os compositores das marchinhas de Carnaval. O personagem de 2018 é o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Gilmar Mendes.
As marchinhas falam sobre a fama do ministro de soltar vários presos, principalmente os que foram parar atrás das grades por causa de denúncias de corrupção.
O último habeas corpus concedido por Gilmar Mendes foi na quinta-feira (8), para o ex-secretário de saúde do Rio de Janeiro Sérgio Cortês. O ministro também foi responsável por liberar o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho e o empresário “rei do ônibus” Jacob Barata Filho.
Roberto Kelly, 79 anos, compositor do clássico “Cabeleira do Zezé”, resolveu “homenagear” o ministro com a marchinha “Alô Alô Gilmar”. Gilmar Mendes também foi escolhido como tema pelo grupo Orquestra Royal.
O R7 entrou em contato com a assessoria do ministro sobre o conteúdo das músicas, mas até a publicação da reportagem, não teve resposta.
A disputa entre defensores da direita x esquerda também foi motivo de chacota na composição das marchinhas.
No ano passado, o prefeito de São Paulo João Doria foi o principal tema das marchinhas.
Em 2015, o personagem da vez foi o “Japonês da Federal”, o agente da PF Newton Ishii. Após ele ter sido preso, em 2016, a marchinha ganhou uma versão atualizada.
https://youtu.be/HY-pVeWx69o
Fonte: R7
Créditos: Thais Sokodowski