punir os fora-da-lei

Os malfeitores públicos estão encurralados com a massificada desconfiança do povo - Por Gilvan Freire

Isso começa de cima para baixo no Brasil todo, mas foi o suficiente para para formar um estado de alerta e desconfiança em qualquer lugar, coisa parecida com uma atitude de resposta coletiva de uma população indignada com o engodo de que vem sendo vítima anos seguidos.

RC SE REINVENTA PARA SALVAR UM GOVERNO, CHEIO DE DESAFETOS E DESCONFIANÇAS DE TODOS OS LADOS E ENCOBERTO PELA PROPAGANDA ENGANOSA

Por Gilvan Freire

Em época de fracassos generalizados da gestão pública e massificada desconfiança do povo com relação a seus representantes políticos, e da descoberta pelo povo de que os processos mais refinados de propaganda oficial vinham encobrindo erros e crimes dos governantes, objetivando criar uma realidade alucinógena e mirabolante, é chegado o momento do choque de verdades.

Isso começa de cima para baixo no Brasil todo, mas foi o suficiente para para formar um estado de alerta e desconfiança em qualquer lugar, coisa parecida com uma atitude de resposta coletiva de uma população indignada com o engodo de que vem sendo vítima anos seguidos.

Pelo andar das velhas carruagens libertinas, em que transitavam e se banqueteavam ladrões e meliantes de várias facções e cores partidárias, não parecia ser possível barrar os comboios nem prender e punir os fora-da-lei, nem também era dado à sociedade o direito de saber como tantos gravatudos agiam em conluio sem despertar maiores suspeitas sobre os crimes reiterados que praticavam.

Os malfeitores públicos estão encurralados, embora montados ainda em poderosas estruturas de poder, e afrontam cidadãos e organismos estatais de resistência, mas ao menos já sabemos como agiam e o que fizeram em desfavor do Brasil e seu povo, graças ao papel da imprensa livre e autoridades que não se corrompem.

Na Paraíba, rincão de muitas mazelas sociais seculares que engordam os baixos níveis de desenvolvimento humano e nutrem os modelos de atividade política e gestão pública mais atrasados, esse levante chega para frear a correagem de Ricardo Coutinho e seu modelo de gestão impermeável à crítica e à fiscalização, que vinha controlando a população através da mídia oficial e outros organismos de aliciamento e cumpliciamento, entre os quais a submissão e atrofiamento dos demais poderes.

Esse instante de libertação da sociedade do jugo desses políticos exploradores que estavam agindo mediante táticas autoritárias, intransparentes e contrárias e lesivas aos interesse público, pega na Paraíba em cheio a administração de RC, precisamente na hora em que seu governo dá sinais agudos de agonia, e o leva agora a tentar salvar, de forma custosa ao Erário, o que restou dos cacos governamentais.

RC achava , tanto quanto Hitler achou, que sua máquina de propaganda ia transformá-lo no Deus que ele se julgava ser, mas esqueceu de avaliar que as próprias obras de seu governo haveriam de convencer mais que a propaganda dirigida. O fechamento de escolas e delegacias, as privatizações de serviços essenciais do Estado, as perseguições aos servidores e aos líderes políticos adversários, a péssima qualidade e os elevados custos das obras rodoviárias ( feitas em série para causar a imagem de governante que tirou cidades do isolamento ), o arrocho salarial e fiscal, tudo caiu nesse abismo de desconfiança coletiva que deixa o gestor a pedir socorro.

Sem ter virado o Deus que pensava ser, desmistificado pela população como mais um embusteira capaz de enganar muita gente através dos mesmos métodos de dominação de massa que os líderes políticos contemporâneos usam para se favorecer e se esconder da crítica e da vigilância social, RC se irrita e não consegue sair do isolamento. Mas estrebucha .

RC vai tomar novos empréstimos e agravar o endividamento da Paraíba, com o objetivo de refazer o que desmanchou, concluir o que não terminou há tempos, e reinventar sem tempo disponível um governo de fracassos em áreas essenciais das demandas da população, e, no plano político, maquiar um candidato adotando os mesmos materiais de construção que Lula usou para argamassar Dilma, sua maior é pior obra prima, mas que gerou a descoberta desse novo Brasil.

Os sinais luminosos mais ostensivos já estão dando conta de que RC e seu estilo de governo fechado ao conhecimento público caminham para o ocaso inevitável, simplesmente porque o povo está readquirindo o direito de enxergar com seus próprios olhos. E quando deixou de fazer isso, ou quando foi enganado ou impedido de ver, só perdeu. Mesmo assim, ninguém vai impedir de RC endividar a Paraíba para que seu sucessor fique impedido de governar bem. É espírito do mal.

Fonte: polêmica paraíba
Créditos: gilvan freire