reforma política

OUÇA: Vicente Cândido fala sobre pontos relevantes e polêmicos da reforma política

Um aspecto da reforma que gera polêmica é a divisão do fundo. Questiona-se a igualdade da divisão e a liberdade dos partidos para distribuir recursos.

O deputado Vicente Cândido, relator da reforma política, em entrevista ao programa Rádio Verdade, falou sobre pontos que causam conflitos e divergência de opinião.

Para o deputado, a dificuldade de chegar a um concenso no que diz respeito aos pontos proposto pela reforma está na dispersão partidária. “Cada um negocia seus interesses”, diz ele. Ainda acrescenta que “é muito difícil fazer reforma, e ainda mais, reforma para melhorar, que exige desprendimento, delegação dos Poderes, delegação de competência”.

A reforma traz mudanças significativas, afirma Vicente.

Devido o prazo de nulidade, a reforma deve ser votada até próxima semana a tempo para que o semana possa votar até o final setembro.

PONTOS RELEVANTES DA REFORMA

A reforma aborda entre outros pontos, o sistema de votação que visa reduzir os custos de campanha. Vicente Cândido afirma que não há dinheiro para todos os candidatos visto que, o dinheiro provém de financiamento público.

Outro ponto abordado pelo deputado é a organização do financiamento público de forma majoritária para garantir que o processo eleitoral seja isonômico, democrático e transparente.

PONTOS POLÊMICOS

Um aspecto da reforma que gera polêmica é a divisão do fundo. Questiona-se a igualdade da divisão e a liberdade dos partidos para distribuir recursos.

https://soundcloud.com/redacao-4/vicente-candido-relator-da-reforma-politica

Fonte: A Redação