Política

ESPECULAÇÃO: RC deve dizer que Cagepa não será privatizada

ESPECULAÇÃO: RC deve dizer que Cagepa não será privatizada

O governador Ricardo Coutinho (PSB) marcou para esta terça-feira (4), às 10h, uma entrevista coletiva para anunciar o futuro da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa). O assunto é emblemático no momento em que se especula a privatização da estatal, uma das últimas do Estado. O tema, inclusive, tem preocupado os servidores da companhia, por causa do tom enigmático das declarações mais recentes do mandatário de plantão. O tom adotado pelo gestor socialista, segundo aliados mais próximos, não passa de estratégia e a aposta mais comum é a de que ele vai usar a entrevista coletiva para descartar de uma vez por todas a possibilidade de privatização.

Os sinais neste sentido são inequívocos para quem, como Ricardo Coutinho, não sai de casa sem uma boa consulta a Sun Tzu (A arte da guerra). O governador não daria uma entrevista coletiva cheia de pompas, com convites emitidos pelo cerimonial, se não fosse para faturar politicamente. Antes mesmo de anunciar a entrevista, o governador experimentou dois momentos: um primeiro com negativa veemente ao blog sobre qualquer possibilidade de privatização e outro, em seguida, com um tom mais enigmático. Este último um dia depois de o líder do governo na Assembleia Legislativa, Hervázio Bezerra (PSB), ter feito discurso questionando até quando o governador suportaria a pressão do presidente Michel Temer (PMDB) pela privatização.

Michel Temer

O presidente Temer, inclusive, parecia ser o bode expiatório perfeito para a desculpa. Há uma orientação do governo federal para que os estados em dificuldade financeira vendam as empresas públicas, caso contrário não receberão apoio financeiro. O Rio de Janeiro já fez isso. Esse ponto, vale ressaltar, foi pontuado sucessivamente por parlamentares aliados e pela ala da imprensa, digamos, mais escancaradamente simpática ao governador. Tudo com o intuito de valorizar a decisão desta terça-feira, que será pela não privatização. E o governador vai usar o momento para elogiar o trabalho feito pelo seu governo na reestruturação da companhia.

Vai dizer que a empresa consegue se manter com as próprias pernas, que fechou o ano passado com a maior arrecadação da sua história, que conseguiu renegociar uma dívida histórica com juros extorsivos e que se fez tudo isso com a maioria dos seus mananciais em colapso, imagine agora com as águas da transposição? Além disso, vai falar do Canal Acauã-Araçagi, da adutora que vai garantir o abastecimento do Curimataú, etc. Além disso, tenta descolar dos senadores José Maranhão (PMDB) e Cássio Cunha Lima (PSDB) que tiveram privatizações nos seus históricos de governo e elas foram usadas por Ricardo nos ataques durante a campanha política.

Ou seja, será uma entrevista coletiva para dizer que o governo vai enfrentar Michel Temer, nos mesmos moldes do que ocorreu durante a Inauguração Popular da Transposição, com a presença do ex-presidente Lula (PT) em Monteiro. O roteiro é conhecido.

http://blogs.jornaldaparaiba.com.br/suetoni/2017/04/04/ricardo-coutinho-dira-em-coletiva-que-nao-vai-privatizar-cagepa/

Fonte: Jornal da Paraíba
Créditos: Suetoni Souto Maior