COMEÇA A 10a. EDIÇÃO DO FEST ARUANDA: Filme "Chatô" abre com homenagem ao escritor Fernando Morais

Começa nesta quinta-feira (10) a programação oficial da 10ª edição do Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro. Neste ano, parte da programação do Fest Aruanda será realizado no Cinépolis do Shopping Manaíra. A abertura acontece às 19h30 (horário local) na Sala MACRO XE do Cinépolis e a exibição do filme inédito “Chatô - O Rei do Brasil”, marcada para as 20h30 (horário local), marca a abertura do festival. Ainda na programação de abertura, o escritor Fernando Morais vai receber o Troféu Aruanda por sua contribuição com sólidos argumentos a três longas-metragens brasileiros – “Olga”, “Corações Sujos” e “Chatô”. O festival de cinema acontece até quarta-feira (16).

Abertura da 10ª edição terá exibição de filme sobre o paraibano ‘Chatô’. Solenidade começa às 19h30 (horário local), no Manaíra Shopping.
17389024
Começa nesta quinta-feira (10) a programação oficial da 10ª edição do Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro. Neste ano, parte da programação do Fest Aruanda será realizado no Cinépolis do Shopping Manaíra. A abertura acontece às 19h30 (horário local) na Sala MACRO XE do Cinépolis e a exibição do filme inédito “Chatô – O Rei do Brasil”, marcada para as 20h30 (horário local), marca a abertura do festival.
Ainda na programação de abertura, o escritor Fernando Morais vai receber o Troféu Aruanda por sua contribuição com sólidos argumentos a três longas-metragens brasileiros – “Olga”, “Corações Sujos” e “Chatô”. O festival de cinema acontece até quarta-feira (16).

Com a parceria com a Cinépolis, o festival vai contar com uma estrutura de projeção e capacidade de salas para receber um público maior. Além das exibições, a programação prevê ainda a realização de dois minicursos, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo (Funesc), e a realização de debates em seminários, no auditório do Hotel Bessa Beach.

O diretor de Chatô, Guilherme Fontes, junto ao ator Marco Ricca e o autor da biografia de Chatô, Fernando Morais, além do ator Lima Duarte, do cineasta Vladimir Carvalho, do Pró-Reitor de Cultura da UEPB, Chico Pereira e da chefe do Departamento de História da UFPB, Monique Cittadino, participam de um debate na sexta-feira (11).

O diálogo proposto pelo Fest Aruanda deve trazer esse contexto também para o cenário atual, discutindo a situação política do país e o papel da mídia na situação. O diálogo, que é aberto ao público, deve reunir também jornalistas, políticos e estudantes interessados na discussão. Aprogramação completa pode ser conferida no site oficial do Fest Aruanda.

O professor americano Stephen Bocskay, PhD em Português e Estudos Brasileiros pela Brown University, assumirá a tarefa de discutir o papel da empregada doméstica no cinema latino-americano, com aulas às 14h30 nos dias 14, 15 e 16. Já a professora de Cinema e Audiovisual da Universidade do Sul de Santa Catarina, Ramayana Lira de Sousa, ministrará, às 14h do dia 11, aula sobre o cinema queer, que questiona os privilégios da heteronormatividade e as noções dominantes de normalidade. Do G1 PB