
Desde ontem que o campinense está pagando mais caro pelo preço da passagem de ônibus. O novo valor, sancionado pelo prefeito Romero Rodrigues (PSDB), é de R$ 2.55. Até domingo, os campinenses pagavam R$ 2.30 pela passagem. Na sexta-feira, o Conselho Municpal de Transportes aprovou o reajuste de R% 2.65, mas o prefeito sancionou o novo valor com 10 centavos a menos, porém bem acima do esperado pela população.
O reajuste que causou indignação aos usuários do sistema de transporte público da cidade, está sendo questionado pela Câmara Municipal. O vereador Olímpio Oliveira (PMDB), líder da oposição da Casa, entrou com uma representação a Promotoria de Defesa do Consumidor o Inquérito Civil Público nº 013/2015 requerendo a instauração da investigação para apurar se o reajuste da tarifa de ônibus em Campina Grande se deu de forma abusiva.
O vereador solicita que também seja realizada uma auditoria nas planilhas de custos apresentadas pelas empresas ao Conselho Municipal de Transportes. Segundo Olimpio, o que mais revolta ao usuário dos transportes públicos em Campina é a péssima qualidade dos serviços prestados. Além disso, nada contribui para baixar o preço da tarifa, pois, em 2013 a Prefeitura deixou de cobrar o Imposto Sobre Serviços das empresas, sem falar da demissão em massa dos trabalhadores que atuavam como cobradores de tarifa, ou seja, as empresas cortam custos operacionais, mas isso não reflete para baixar o valor da passagem.
“São fatos que justificam uma investigação, pois a população não aguenta mais pagar essa conta, sem ter acesso a composição detalhada dessas planilhas de custos. É chegada a hora de passarmos a limpo tais planilhas!”, protestou, Olimpio. Este foi terceiro reajuste na tarifa autorizado pelo prefeito Romero Rodrigues em menos de um ano.