Polêmicas

Afegã dos olhos verdes da capa da National Geographic é acusada de fraude

Ao visitar o bairro indicado por Sharbat Gula em seus documentos pessoais, vizinhos disseram que ela vivia com o marido, mas foi embora há um mês. Peshawar - Autoridades paquistanesas descobriram que a famosa "moça afegã dos olhos verdes", imortalizada numa capa da revista National Geographic em 1985, está vivendo no país com identidade falsa.

Afegã dos olhos verdes da capa da National Geographic é acusada de fraude

20150225132227452628a
Ao visitar o bairro indicado por Sharbat Gula em seus documentos pessoais, vizinhos disseram que ela vivia com o marido, mas foi embora há um mês.

Peshawar – Autoridades paquistanesas descobriram que a famosa “moça afegã dos olhos verdes”, imortalizada numa capa da revista National Geographic em 1985, está vivendo no país com identidade falsa.

A imagem perturbadora de Sharbat Gula quando tinha 12 anos, feita pelo fotógrafo Steve McCurry em um campo de refugiados, se tornou a capa mais conhecida na história da revista.Passados 17 anos de buscas, McCurry a encontrou num vilarejo remoto no Afeganistão. Gula vivia com o marido e três filhas.

Em abril de 2014, Gula deu entrada no pedido para obtenção da identidade paquistanesa, na cidade de Peshawar, a noroeste da capital Islamabad, com o nome de Sharbat Bibi.Ela foi um dos milhares de refugiados afegãos que conseguiram driblar o sistema informatizado do país, conseguindo a cidadania paquistanesa no ano passado.

O porta-voz na Autoridade Nacional de Documentação e Registro (NADRA, na sigla em inglês) contou que o caso dela está a cargo da Agência Federal de Investigação (FIA).

“Nosso departamento detectou o caso de Sharbat Bibi em agosto de 2014 e no mesmo mês o enviou à FIA, a fim de que se prosseguisse com as investigações. Aguardamos as conclusões do inquérito”, disse o funcionário Faik Ali Chachar.

Segundo ele, muitos refugiados afegãos obtêm carteiras de identidade paquistanesas usando documentos falsos.”Por volta de 23 mil identidades de refugiados afegãos foram descobertas e canceladas, nos 12 anos em que existe a NADRA”.

A foto anexada ao pedido de cidadania paquistanesa tem os mesmos olhos penetrantes, e o rosto aparece como na célebre imagem captada por McCurry, embora Gula esteja mais velha e com o cabelo todo coberto por um hijab preto.

Um repórter visitou o bairro indicado por Sharbat Gula em seus documentos pessoais. Alguns dos vizinhos disseram que ela vivia com o marido, mas foi embora há um mês.

Um homem que trabalha no escritório da NADRA disse que todos os documentos usados por ela, destinados apenas a cidadãos paquistaneses, eram falsos. Rauf Khan e Wali Khan, identificados como seus “filhos”, não têm qualquer parentesco com Gula.