Governo do Estado emite nota à imprensa e rebate declarações da UEPB

O Governo do Estado da Paraíba vem a público repudiar notícia difundida pela UEPB

Ricardo_UEPB

A propósito da informação dada ontem pela Universidade Estadual da Paraíba a respeito do atraso no pagamento de bolsas criadas por Resolução dos Conselhos Superiores (monitoria, tutoria, manutenção, PIBIC, PROBEX, entre outras), atribuído à falta de repasse por parte do Governo do Estado, a secretaria de Finanças emitiu hoje uma outra nota na qual garante que o dinheiro já foi creditado para a universidade desde o dia 29 de dezembro. “Ignorando os devidos procedimentos administrativos, a atual direção da Universidade Estadual da Paraíba não teve a mínima capacidade de fazer, dentro do prazo, a previsão orçamentária necessária para que pudesse usufruir os recursos assim que eles fossem liberados pelo Governo do Estado. E, mais uma vez, para esconder a incapacidade administrativa e de gestão, além do desrespeito com funcionários, professores e estudantes, a reitoria da universidade usa de má fé e tenta jogar a culpa para o Poder Executivo”.

Confira a íntegra da nota divulgada pela secretaria de Finanças do Governo da Paraíba.
NOTA
 
O Governo do Estado da Paraíba vem a público repudiar notícia difundida pela atual direção da Universidade Estadual da Paraíba, que, lamentavelmente, apesar de ser uma instituição séria e de extrema importância para o Estado, continua vítima de uma gestão omissa e carente de planejamento. 
 
O fato é que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Finanças, após determinação expressa do governador Ricardo Coutinho, repassou, no dia 29 de dezembro de 2014, o valor de R$ 21 milhões (conforme é possível comprovar por meio de cópia de documento do SIAF anexo), suplementando a receita da UEPB para fazer face às despesas finais do exercício de 2014.   
 
Ignorando os devidos procedimentos administrativos, a atual direção da Universidade Estadual da Paraíba não teve a mínima capacidade de fazer, dentro do prazo, a previsão orçamentária necessária para que pudesse usufruir os recursos assim que eles fossem liberados pelo Governo do Estado.
 
E, mais uma vez, para esconder a incapacidade administrativa e de gestão, além do desrespeito com funcionários, professores e estudantes, a reitoria da universidade usa de má fé e tenta jogar a culpa para o Poder Executivo.
 
Nos últimos quatro anos, por entender a importância da instituição, o Governo do Estado liberou quase R$ 1 bilhão para a UEPB e, anualmente, fez repasse de verbas extras para garantir que a folha de pessoal seja paga na sua integralidade.
 
O Governo do Estado se solidariza com os estudantes, funcionários e professores da UEPB por estarem sujeitos a uma direção que ignora completamente o conceito de gestão fiscal e planejamento financeiro responsável. O Governo da Paraíba também se mantém firme no propósito de investir cada vez mais na instituição, pois entende a importância dela como fonte geradora do saber científico e formador de profissionais qualificadamente preparados. 
 
 
 
GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA
 
Secretaria de Estado das Finanças