Foto: Lula Marques / Agência Brasil
Foto: Lula Marques / Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, afirmou que a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública deve ser pautada no plenário até o fim do ano.

Em resposta ao jornalista Clilson Júnior, do programa Arapuan Verdade, Hugo afirmou que é um compromisso da Câmara votar até o final do ano e que já existe uma comissão especial instalada.

“É um compromisso que nós temos, Clilson, de antes do final do ano. Foi de iniciativa do Governo Federal, tá com comissão especial instalada. Queremos até o final do ano aprovar essa PEC no plenário da Câmara, para que a partir daí possamos ter com a aprovação da PEC a criação do Sistema Único de Segurança Pública, integrando as forças de segurança de todos os estados”, disse.

De acordo com Motta, o objetivo é integrar as forças de segurança, alcançando os municípios, guardas municipais e forças de segurança nacional, como a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal.

“Para que tenhamos uma grande integração desse sistema de segurança, para que com isso possamos combater o crime organizado, as facções criminosas e melhorarmos os índices de segurança no Brasil, diminuindo a violência e podendo dar as famílias brasileiras as condições de morar e viver em um país mais seguro”, afirmou.