O deputado federal Ruy Carneiro permanece internado no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, onde na noite deste domingo (5), foi submetido a um procedimento cirúrgico para tratar uma hérnia de disco.
O neurologista e neurocirurgião Dr. Cristian Diniz, responsável pelo caso, explicou o motivo das fortes dores na coluna e esclareceu os detalhes da intervenção médica.
“O deputado tem uma hernia discal extrusa L3-L4, na lombar 3, entre a 3 e a 4 extensa, juntamente também com estenose de canal L4-L5. Tem muita dor para a perna, que a gente chama de dor radiculopática. É uma dor radicular que limita a movimentação, mas se Deus quiser vai dar tudo certo o procedimento”, explicou o profissional.
Segundo dr. Cristian, além do procedimento cirúrgico, a continuidade do tratamento também vai exigir fisioterapia e fortalecimento muscular.
“Vamos fazer uma endoscopia para tirar aquele fragmento que está ali estruso e liberar essa raiz. Depois, o deputado vai fazer muita fisioterapia, reforço muscular, parte de uma atividade de musculatura para a vertebral (coluna) para fortalecer, e se Deus quiser não progredir a doença”, complementou.
De acordo com o especialista, esse tipo de hérnia ocorre quando o disco que atua como amortecedor entre as vértebras sai do lugar e comprime nervos, causando dor intensa.
O termo “estrusa” indica que o deslocamento foi mais acentuado, enquanto a estenose de canal significa o estreitamento do espaço por onde passam nervos e medula espinhal, aumentando a pressão e o desconforto.
A cirurgia feita por endoscopia da coluna é minimamente invasiva e tem o objetivo de aliviar a dor e restaurar a mobilidade.
A equipe médica mantém expectativa positiva em relação à evolução do quadro e prevê que o parlamentar fique afastado das atividades por alguns dias, até se recuperar completamente.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba