O cantor e compositor Milton Nascimento, de 82 anos, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL). A informação foi revelada pela revista Piauí nesta quinta-feira (2).
De acordo com a publicação, a família percebeu os primeiros sinais da doença no início de 2025, quando o artista começou a apresentar dificuldades motoras, episódios de confusão mental e lapsos de memória.
O filho do músico, Augusto Nascimento, relatou que buscou orientação médica após notar a piora no quadro cognitivo do pai. Mesmo diante das suspeitas, decidiu realizar uma viagem de motorhome pelos Estados Unidos ao lado de Milton em maio deste ano. “Quando vi que o meu pai apresentava uma piora brusca, perguntei ao médico se seria uma loucura viajar com ele. Ele disse que não, então fomos”, contou Augusto. Poucas semanas após o retorno, veio a confirmação do diagnóstico.
O que é a DCL
A demência por corpos de Lewy é considerada a terceira forma mais comum de demência, atrás apenas do Alzheimer e da demência vascular. A condição ocorre pelo acúmulo anormal de proteínas chamadas corpos de Lewy no cérebro, o que compromete a comunicação entre os neurônios e provoca sua degeneração.
Os sintomas podem incluir perdas cognitivas, dificuldades motoras, alterações de comportamento e até alucinações. Por conta disso, a doença muitas vezes é confundida com Alzheimer ou Parkinson.
Embora não exista cura, medicamentos e terapias de apoio ajudam a controlar os sintomas e oferecer melhor qualidade de vida aos pacientes.