A política é uma ciência muito dinâmica. Candidatos se mantém no mesmo cargo por décadas, enquanto outros aparecem e somem da vista dos eleitores em um passe de mágica.
Aqui na Paraíba, temos verdadeiras dinastias que se perpetuam em Prefeituras e no poder legislativo, o que traz uma sensação de menor rotatividade nas Assembleias e Câmaras Municipais.
Mas nem sempre os mesmos nomes se candidatam, e alguns estreantes tentarão à sorte nas disputas pela Assembleia e Câmara nas próximas eleições.
Pensando nisso, o Polêmica apresenta uma matéria com nove novatos que prometem surpreender nas eleições de 2026
Maria Porto
Filha do Desembargador José Ricardo Porto e esposa do Prefeito de Bananeiras, Matheus Bezerra, Maria foi posta como candidata à Deputada desde às eleições de 2024.
A estreante deve herdar muito do espólio de Tião Gomes, que era aliado de Matheus Bezerra e que não irá em busca de mais um mandato.
Até a publicação desta matéria, Maria tem os apoios dos Prefeitos de Bananeiras, Arara, Borborema, Mataraca, Rio Tinto e Alagoa Nova, junto a lideranças das oposições de Pilões e Belém, o que dá uma boa margem de votos a primeira empreitada política da primeira-dama de Bananeiras.
Geska Maia
Esposa do Prefeito de Catolé do Rocha, Laurinho Maia, Geska pode ser um nome do Sertão que tem chances de surpreender na disputa pela Assembleia.
O que pode indicar uma chance de vitória da primeira-dama é o número esmagador de votos que Laurinho conseguiu em sua reeleição em 2024, que pode impactar no pleito de 2026.
Com apoios em cidades como Água Branca, Desterro e Taperoá, e amparada pelos 15 mil votos que Laurinho teve nas últimas eleições, Geska pode surpreender em sua primeira eleição.
Olívia Motta
Irmã de Hugo Motta, Olívia Motta já é um dos nomes que podemos considerar como eleitos nas próximas eleições.
A médica entrará no lugar da avó, a Deputada Francisca Motta, que não tentará mais um mandato na Assembleia.
Com apoios de Prefeitos do litoral ao sertão, em cidades como Patos, Solânea, Mato Grosso, Conde, Itaporanga e Imaculada, Olívia é um nome para ficarmos de olho no futuro da política paraibana.
Denise Ribeiro
Esposa de Major Sidnei, Prefeito de Sapé, Denise Ribeiro pretende ser mais uma representante do Vale do Mamanguape na Assembleia.
Com apoios em cidades importantes como Bayeux, Matinhas, Mamanguape e Cuité de Mamanguape, Denise deve ter um lastro bom de votos, e tem boas chances de ser eleita.
Juliana Cunha Lima
A primeira-dama de Campina Grande é a única da nossa lista que ainda não confirmou oficialmente à sua candidatura.
Juliana afirmou que poderia colocar seu nome na disputa pela Assembleia, o que surpreendeu a muitos que não suspeitavam dessa intenção de Juliana.
O nome da primeira-dama também foi lembrado para o cargo de Vice-Governadora na chapa da oposição, e Juliana já deu novas declarações que indicam a possibilidade da candidatura.
“Tudo é uma construção. Hoje, o que pensamos é mais no âmbito estadual, como deputada. Temos programas e projetos em Campina que tem dado certo e que eu vejo uma projeção muito significativa para o Estado. Acho que posso contribuir com isso.”
Larúcia Sá
Primeira-Dama de São João do Rio do Peixe, Larúcia já conta com o apoio dos Prefeitos de Triunfo e Poço de José de Moura, além de parcerias com lideranças em cidades como Santa Helena e Cachoeira dos Índios.
A esposa de Luiz Claudino que era cotado para a disputa de 2026, espera angariar votos por todo Vale do Rio do Peixe e se tornar a representante da região na Assembleia.
Pedro Matias
Graduado em Direito na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Pedro é natural de Belém, município localizado no Brejo da Paraíba.
Começou a ficar conhecido na política paraibana ao se tornar Secretário estadual de Juventude do PT, recebendo em 2023, o convite por parte do executivo estadual para assumir a Secretaria Executiva de Juventude.
Pedro se coloca como um dos candidatos à Câmara Federal do PT que promete formar uma nominata muito forte em 2026.
Luan Lima
Luan iniciou sua trajetória no movimento estudantil, onde rapidamente ganhou reconhecimento. Ainda jovem, assumiu a presidência da Juventude Estadual do Patriotas, partido que tinha à frente o deputado federal Adilson Barroso.
Hoje, filiado ao Progressistas (PP), Luan exerce a função de liderança na Juventude Progressista, ampliando sua rede de atuação.
Sua participação em campanhas eleitorais trouxe resultados expressivos, como na reeleição do vereador Damásio Franca (PP-PB), quando conseguiu engajar fortemente os jovens no projeto político.
Essa caminhada o consolidou como um dos nomes mais lembrados pela juventude, o que o credencia como um dos nomes do PP no pleito para Deputado Federal.
Queiroguinha
Filho do ex-Ministro Marcelo Queiroga, Antônio Cristóvão Neto, mais conhecido pelo apelido de Queiroguinha, era um dos nomes cotados à disputar o pleito de 2022 por uma das 12 vagas da Paraíba na Câmara Federa.
A sua candidatura subiu no telhado após denúncias que o implicavam em um suposto uso da estrutura do Ministério da Saúde chefiada pelo pai para se promover politicamente no Estado.
Nestas próximas seu nome vem sendo lembrado para a disputa na Assembleia, em uma nominata forte do PL, que deverá ter nomes como Nilvan Ferreira, Sargento Rui, Sargento Neto e Wallber Virgolino.
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba