O Ministério do Turismo (MTur) atualizou as regras para os hotéis brasileiros referentes ao check-in (entrada) e check-out (saída), considerando os horários necessários para arrumação e limpeza.
As novas regras permitem que os hotéis definam seus próprios horários mas as informações devem ser comunicadas antecipadamente pelos hotéis, agências de turismo e plataformas digitais de reservas.
Uma outra atualização é que os hotéis podem cobrar taxas extras para quem deseja antecipar o check-in ou estender o horário de check-out, novamente informando antecipadamente para o hóspede.
As novas regras entram em vigor a partir do dia 15 de dezembro.
Limpeza das acomodações
O regulamente fixa em no máximo 3 horas o tempo dedicado para arrumação e limpeza dos quartos. Os hotéis não podem cobrar a mais pelo serviço e o valor deve estar incluído na diária.
A frequência da limpeza varia de acordo com o tipo de estabelecimento (hotéis, resorts, pousadas, hostels, apart-hotéis ou flats) e os procedimentos incluem a limpeza completa e troca de roupas de cama e higiene pessoal.
O hóspede também pode dispensar os serviços, comunicando antecipadamente. O hotel deve garantir o desejo sendo que esse não comprometa as condições sanitárias e segurança dos demais hóspedes do local.