Exibições

CCBNB Sousa realiza IX Mostra de Cinema Paraibano 

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Paraíba - O Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) Sousa realiza, até 26 de setembro, a IX Mostra BNB do Cinema Paraibano. As exibições ocorrem nas cidades de Sousa e de São João do Rio do Peixe, e destacam as vozes e imagens do sertão paraibano, em diálogo com outras regiões do estado. Dedicada exclusivamente ao cinema paraibano, a atual edição homenageia o cineasta Lúcio César Fernandes e sua produção artística e formativa ao cinema nordestino.

A programação completa pode ser conferida no Instagram @ccbnb_sousa. A mostra inclui exibições de filmes, oficina, debates temáticos e lançamento de livro, distribuídos entre o CCBNB Sousa, o campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), e o Espaço Cultural Estação das Artes, em São João do Rio do Peixe. Os filmes são, em sua maioria, produzidos no interior da Paraíba, com produtores e cineastas de cidades como Sousa, Aparecida, Cajazeiras, Serra Redonda, João Pessoa e Poço de José de Moura.

O homenageado é formado em Rádio e TV pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e construiu uma trajetória como diretor, fotógrafo, produtor e educador, sempre comprometido com a memória e as narrativas negras. Lúcio César Fernandes participará do encerramento da mostra, no dia 26 de setembro, data que será dedicada a sua filmografia, com a exibição das obras “Faixa de Gaza”, “Essência” e “Nos Trilhos da Estação”, seguida de um tributo que reafirma seu papel como referência do cinema negro nordestino.

Destaques da Programação   
 

Em São João do Rio do Peixe, será realizada a oficina “Câmera, Ação e Memória!”, ministrada por Caio César Oliveira, voltada a jovens e adultos, com foco na valorização da memória urbana e na formação em audiovisual.

A mostra também promove debates essenciais sobre o cinema feito no sertão. Um deles reúne realizadores de Cajazeiras, no encontro “O Sertão no Olhar dos Realizadores”, com mediação da produtora e pedagoga Rafaella Lopes.

Outro debate potente é “Luz, Câmera, Identidade: O Olhar Feminino Negro no Audiovisual”, com a participação das diretoras vindas de João Pessoa-PB: Valtyennya, Andryele Araújo e Mayara Valentin.

A cidade de Aparecida também será celebrada em um recorte inédito, no debate “Narrativas Femininas – O Cinema que Nasce em Aparecida”, com mediação da produtora e diretora Veruza Guedes, destacando as vozes femininas emergentes na região.

Um momento especial da mostra será a exibição do filme “As Cegas”, da diretora da geração NUDOC dos anos 80, Antônia Ágape, um raro registro histórico de 1982 resgatado após 40 anos, seguida de debate conduzido pela pesquisadora Carine Fiúza, que destacará a importância do cinema negro feminino paraibano.

No encontro “Da Paraíba à Paris”, os jovens realizadores Mayara Valentin e Caetano Moura compartilham suas experiências no renomado curso de cinema na França no Ateliers Varan, fortalecendo os laços entre o sertão e o mundo.

A programação também conta com a palestra do Prof. Dr. Lúcio Vilar e o lançamento do seu livro “Luz, Cinefilia e Crítica – A Memória de Linduarte Noronha”, que traz reflexões sobre o silenciamento do autor de Aruanda no contexto pós-64 e sua relevante contribuição à crítica de cinema brasileira.

Assessoria