
Paraíba - O secretário de Comunicação de João Pessoa, Janildo Silva, comentou nesta quarta-feira (24) a reação do Progressistas (PP) à saída do prefeito Cícero Lucena da legenda e sua pré-candidatura ao Governo do Estado. Segundo ele, a cobrança de lealdade por parte do partido não se sustenta. “Quem trouxe o PP para o governo foi Cícero. Quem trouxe essa proximidade foi o prefeito. Então cobrar essa lealdade não é muito correto”, afirmou.
Janildo também destacou que o apoio dos Cunha Lima à pré-candidatura de Cícero reforça que a movimentação do prefeito não se trata de projeto pessoal. “Não se trata de decisões pessoais, se trata de decisões pensando na Paraíba. Questões pessoais não são o foco de Cícero. Se for para o bem do Estado, que se junte todo mundo”, pontuou.
Apesar do afastamento político entre Cícero Lucena (sem partido) e o governador João Azevêdo (PSB), Janildo garantiu que as parcerias institucionais entre a Prefeitura e o Governo do Estado seguirão normalmente. “Tanto o governador quanto a prefeitura têm compromisso com a população. Todas as parcerias serão mantidas”, assegurou.
Ele também minimizou a repercussão do recente encontro entre o prefeito e o governador, afirmando que a reunião serviu apenas para comunicar a desfiliação e a pré-candidatura. “Ele voltou candidato. Mais candidato do que quando foi a Santiago de Compostela. Isso pode divergir do projeto do governador, mas não há rompimento. Ninguém aqui está tratando de questões pessoais”, frisou.
Reação do PP e apoio à candidatura de Cícero
Nos bastidores, a saída de Cícero do PP provocou forte reação no partido, que classificou a decisão como um “impulso individualista” e reafirmou apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP) como pré-candidato ao Governo da Paraíba em 2026.
Paralelamente, ganha força a expectativa de que Cícero se filie ao MDB, legenda pela qual iniciou a carreira política e que hoje é liderada no estado pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB–PB). Ambos vêm mantendo conversas frequentes, alimentando rumores sobre uma possível aliança para 2026.
Parcerias Institucionais e relação entre Prefeitura e Governo
Por fim, Janildo Silva reiterou que, institucionalmente, a relação entre prefeitura e governo estadual segue preservada. “Vamos aguardar. Eles são adultos, têm o telefone um do outro e, se houver necessidade de tratar dos detalhes dessa relação, certamente o farão. Da minha parte, da Prefeitura de João Pessoa e no âmbito institucional, todas as parcerias continuarão sendo executadas normalmente”, concluiu.
As falas repercutiram no Jornal da BandNews FM, da Rádio BandNews João Pessoa.